Assinar


Anadia // Aveiro // Bairrada // Oliveira do Bairro // Região  

Bispo de Aveiro percorre concelho durante 5 meses

A visita pastoral do Bispo de Aveiro ao Arciprestado de Oliveira do Bairro, que se prolonga até ao dia 22 de Maio, inicia-se domingo, dia 9 de Janeiro, pelas 17h30, na Igreja Matriz de Oliveira do Bairro, anunciou, na segunda-feira, o próprio Bispo de Aveiro D. António Francisco dos Santos.

Esta visita ao Arciprestado de Oliveira do Bairro, que congrega dez freguesias (as seis de Oliveira do Bairro, acrescidas de Nariz, Fermentelos, Sangalhos e Amoreira da Gândara), acontece 13 anos depois de D. António Marcelino ter percorrido os três concelhos que formam o Arciprestado.

Contacto pessoal. D. António Francisco dos Santos explicou, durante a conferência de imprensa que decorreu na Biblioteca Municipal de Oliveira do Bairro e que juntou padres, diáconos e jornalistas, que “a visita pastoral é uma das formas com a qual o bispo mantém contacto pessoal e presença mais prolongada com o clero e com outros membros do Povo de Deus”.

“Quero ir ao encontro de todos numa atitude de abertura dialogante e de corresponsabilidade solidária na construção conjunta do bem comum. De todos e com todos os que vivem e trabalham em Oliveira do Bairro, independentemente das suas convicções religiosas, acredito que é sempre muito mais o que nos une do que o que nos separa.”

Afirma ainda que “a visita pastoral permite avaliar a eficiência das estruturas e dos equipamentos destinados ao serviço de acção pastoral, dando-se conta das dificuldades e conhecendo os caminhos de evangelização para poder definir as prioridades e os meios da acção pastoral”.
“Este percurso será marcado, dia a dia, ao longo de vários meses, por pessoas, acontecimentos, dinamismos e instituições que configuram o nosso caminho e a nossa história”, justificou.

Encontros pessoais. O bispo garante que a sua visita vai proporcionar encontros pesssoais com os párocos, com os conselhos económicos e outras instâncias de vida e de acção pastoral, assim como com os movimentos de igreja. “As crianças e os jovens das catequeses e das escolas, assim como as famílias e os agentes de pastoral devem merecer tempo e oportunidade de reflexão, partilha e diálogo com o bispo.”

Disse ainda que, durante a visita pastoral, serão celebrados alguns momentos maiores da vida diocesana, mormente o dia Diocesano dos Catequistas e a Jornada Mundial da Juventude. “Teremos celebrações de âmbito paroquial e de dimensão arciprestal”, acrescentou o Bispo.

Já António Cruz, pároco de Oliveira do Bairro e responsável pelo Arciprestado de Oliveira do Bairro, referiu que “esta visita servirá para o bispo conhecer melhor a realidade social e religiosa das várias freguesias que constituem o arciprestado”.

Pedro Fontes da Costa
pedro@jb.pt