Assinar
Anadia // Bairrada  

Avelãs de Cima: Idosos plantaram árvores no Passal

Centena e meia de árvores foram plantadas, na sexta-feira, no Passal da Igreja Matriz de Avelãs de Cima por 14 idosos, de Centro de Dia e Lar, do Centro Social de Avelãs de Cima. A iniciativa da Comissão da Fábrica da Igreja de Avelãs de Cima pretendeu comemorar o Dia da Árvore e contribuir para a formação de um parque que começa a tomar forma no Passal, perto da Igreja Matriz.
Pouco passava das 10h quando, munidos de enxadas, os idosos começaram a plantar árvores de várias espécies, das quais uma centena de medronheiros. Maria Rosa Pereira, de 68 anos e Maria de Lurdes Martins, de 83, estavam bastante entusiasmadas e depressa entraram na brincadeira. Apesar das dores nos braços, costas e pernas, disseram a JB que a iniciativa era interessante e que estavam ali de bom grado.
Sob um sol quente, também Nídia Simões, 77 anos, fez uso da enxada contando ao nosso jornal que era uma “coisa boa para a freguesia”.
António Araújo e Dino Neves, membros da Comissão da Fábrica da Igreja local não arredaram pé e deram a ajuda necessária revelando que o Parque do Passal começou a tomar forma há três anos, com uma primeira plantação de árvores levada a cabo pelas crianças. O futuro parque de merendas ocupa aproximadamente um hectare de terreno e ali existem várias espécies desde cedros, passando por pinheiros e liquidâmbares.
“A fase de plantação de árvores está a chegar ao fim. Mas ainda falta muito para o parque ficar concluído”, revela António Araújo, dando conta de que ainda são necessários bancos, mesas e, claro, que as árvores cresçam o suficiente para proporcionar sombra. Seguem-se mais plantações, que no futuro serão de plantas aromáticas e arbustos pequenos, tornando o espaço mais atractivo. No total, o Parque já integra 300 árvores de várias espécies e será um dos maiores da freguesia.
A Comissão frisa ainda o apoio, em várias fases, da Junta de Freguesia local, nomeadamente sempre que é necessária intervenção de máquinas.
A manutenção do espaço e rega das árvores é da responsabilidade da Comissão da Fábrica da Igreja de Avelãs de Cima.

CC