Assinar
Bairrada // Cantanhede  

Cantanhede: Homenagem a Jaime Cortesão

A deposição de uma coroa de flores junto ao busto de Jaime Cortesão, em Ançã, acto que irá assinalar simbolicamente o 37.º Aniversário do 25 de Abril, está agendada para as 9h da próxima segunda-feira. Trata-se de uma iniciativa conjunta do Município de Cantanhede e da Junta de Freguesia de Ançã para celebrar essa importante efeméride, através da homenagem a um grande defensor da liberdade e uma das mais ilustres figuras da cultura e da política portuguesa do século XX.
Filho do médico, filósofo e professor da Escola Normal de Coimbra, António Augusto da Silva Cortesão e de Maria Norberta Cândida Zuzarte, Jaime Cortesão nasceu em Ançã, em 29 de Abril de 1884, e faleceu em Lisboa, no dia 14 de Agosto de 1960. Era médico como seu pai, mas notabilizou-se também noutros domínios, nomeadamente como historiador, intelectual, político e escritor.
Recordamos ainda que a habitual cerimónia evocativa do 25 de Abril em Cantanhede não se realiza, em virtude de nessa data haver o prolongamento dos festejos de Páscoa, o que constitui uma forte tradição na Cidade e na generalidade das freguesias do Concelho. Sem a sessão solene, aliás à semelhança do que também se verifica na Assembleia da República e noutras instituições e autarquias do país, as habituais homenagens e distinções atribuídas pela Câmara Municipal nessa ocasião serão entretanto agendadas para data oportuna.