Assinar
Anadia // Bairrada  

Mais de 350 pessoas em jantar solidário da APPACDM

Mais de 350 pessoas participaram, na noite de sábado, no jantar solidário promovido pela associação “Bairrada Solidária” a favor da angariação de fundos (para a aquisição de uma viatura de 9 lugares) para a APPACDM-Anadia. O evento teve lugar na Villa Tropical, em Anadia, e contou com a presença de inúmeras personalidades de diferentes quadrantes da sociedade.
Victor Moniz, da Bairrada Solidária, mostrou-se muito satisfeito com a moldura humana no jantar, mas também pelo sucesso que constituíram os eventos que se realizaram ao longo do “Dia Solidário”: jogo de futebol entre as velhas glórias do Sport Lisboa e Benfica e do Sporting Clube de Portugal e o Bairrada Solidário Cup, no Curia Golf.
“Apesar da crise e das dificuldades, temos aqui algumas centenas de pessoas, demonstrando que ainda há muita gente solidária e com vontade de ajudar quem mais necessita”, diria, não deixando de enfatizar a presença de várias personalidades que, desde a primeira hora, se associaram à iniciativa: Aurora Cunha, Paulo Paraty, João Tomás, João Pinto e Paulo Adriano, entre outros.
Na oportunidade, Madalena Cerveira, presidente da APPACDM, diria que “esta paisagem humana revela a inquietação das pessoas que acreditam num tempo solidário. Revela não só uma larguíssima generosidade mas também demonstra que em tempos difíceis souberam reinventar formas de responsabilidade social”.
Por seu turno, o campeão europeu na época 60/61, Artur Santos (SLB) falou em nome dos jogadores benfiquistas que, durante a tarde, proporcionaram grande animação no Estádio Municipal de Anadia. “Não podíamos recusar este convite para ajudar uma instituição como a APPACDM”, dando conta que “o jogo de futebol honrou as antigas glórias que mostraram como se joga futebol”.
Também João Almeida, do SCP, mostrou-se grato pelo convite e satisfeito com a participação neste encontro: “fazemos votos para que a associação consiga tudo o que deseja para melhorar a vida dos seus utentes”, acrescentaria.
Aurora Cunha, que já conhecia a APPACDM, diz que foi com grande orgulho e satisfação que se associou ao evento, “apadrinhando este tipo de iniciativa”, não deixando também de sublinhar que, apesar da crise, valores como a solidariedade e carinho continuam bem presentes.
Durante o jantar, foram sorteadas as rifas relativas à angariação de fundos: o citroen C1 relativo ao 1.º prémio foi para António Lopes (Aguim); 2.º prémio, um computador portátil, saiu a Luís Ferreira e o 3.º prémio, um fim-de-semana em local à escolha em Portugal, a Rui Luzio (Espairo). Por realizar ficou o leilão de objectos autografados: camisolas do Benfica, Porto, Sporting , Anadia FC; as luvas de Filipe Campos e de Elizabete Jacinto e a camisola do Cristiano Ronaldo.

Porquinhos-mealheiro para ajudar IPSS’s

Numa iniciativa inédita, durante o jantar, a APPACDM distribuiu pelos presentes perto de 400 porquinhos-mealheiro em barro, pintados à mão pelas crianças, jovens e adultos, utentes da instituição. O objectivo é que cada um “encha” o porquinho-mealheiro durante um ano e depois entregue o donativo à APPACDM de Anadia ou a qualquer outra instituição particular de solidariedade social à escolha.
Os 400 porquinhos, decorados das mais variadas formas, pretendem “seduzir” os participantes que, durante 365 dias do ano, ali podem colocar o dinheiro equivalente a um maço de tabaco, ou pastel ou bolo, um café. Uma verba que vai crescendo e “engordando” o porquinho-mealheiro até à altura em que deverá ser partido, oferecendo o seu “recheio” a uma instituição. “Deste modo, o porquinho simbolizará o desejo de abdicar para poder fazer com que outros tenham”, diria Maria João Santos, psicóloga da APPACDM Anadia, no momento em que explicou a razão da iniciativa.

CC