Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

AdRA cobra taxa de saneamento em prédios sem rede de esgotos no centro da cidade

Dezenas de moradores dos edifícios que se encontram localizados na Quinta das Basílias (em frente ao Tribunal Judicial de Oliveira do Bairro) estão a receber, na factura da água, as respectivas taxas de saneamento sem que tenham direito a esta infra-estrutura.

Os queixosos dizem não fazer sentido que a AdRA – Águas da Região de Aveiro cobre um serviço inexistente, uma vez que os esgotos são canalizados para a sub-cave, que fica cerca de 10 metros abaixo do nível da estrada onde passa a rede de drenagem.

A falta de saneamento, na zona da Quinta das Basílias, arrasta-se há mais de 20 anos, até porque os prédios nem sequer caixa de saneamento possuem. O prédio público, onde está localizado o tribunal e o serviço de finanças, também despeja os esgotos para o mesmo local.

O administrador do condomínio, David Reis, na reclamação que enviou à AdRA, refere que “ninguém quer fugir às suas responsabilidades e todos estamos desejosos de pagar a taxa de saneamento, pois será sinal que temos um problema, que se arrasta há 25 anos, resolvido”. “Não cabe na cabeça de ninguém estarmos a pagar por um serviço que não temos nem temos hipóteses de ter por enquanto”, lê-se.

Resolução. Fernando Vasconcelos, administrador da AdRA, refere que “no seguimento dos pedidos de esclarecimento recebidos no início de Setembro, da parte dos moradores dos prédios na Quinta das Basílias, foi efectuada uma vistoria técnica ao local”.

Assim, “concluiu-se que os prédios não estavam ligados à rede de saneamento, na factura de Novembro (relativa ao período de 20 de Outubro a 18 de Novembro) já não foi cobrada a tarifa variável de saneamento e na factura de Dezembro, já em fase de processamento, será retirada também a tarifa fixa. A devolução em crédito dos valores cobrados pelo serviço de saneamento será efectuada nas facturas seguintes”.

Fernando Vasconcelos refere ainda que “no referido serviço de vistoria, verificou-se também que é possível ligar os edifícios em causa à rede de saneamento existente na Rua do Foral, seja remodelando a rede predial, seja mantendo a rede predial mas instalando um sistema de bombagem”, acrescentando que, “no âmbito dos investimentos planeados pela AdRA, está previsto um projecto para instalar uma rede de drenagem que também poderá servir os prédios referidos a uma cota inferior. Temos, no entanto, de ressalvar que a realização desta obra está dependente da urbanização dos terrenos nas imediações”.