Assinar
Bairrada // Bustos // Oliveira do Bairro  

Freguesia de Bustos já sofre efeitos da seca

A freguesia de Bustos já está a sofrer na pele os efeitos da seca que assola o país. De facto, há cerca de um mês e meio que, no período noturno (sensivelmente entre as 23h e as 7h30) se nota uma baixa de pressão na água que corre nas torneiras.
Contactada por JB, a administração da AdRA afirma que, na zona da freguesia de Bustos, “existem captações que diminuíram drasticamente a sua produtividade (fornecem muito menos quantidade de água), em virtude do agravamento das condições de seca”. De modo a minorar os seus efeitos, “a AdRA tem vindo a tomar medidas” e a falta de pressão sentida “é a consequência das várias intervenções que a AdRA tem vindo a efetuar na rede, de modo a antecipar e reduzir o impacto da falta de água que já se verifica nessas origens”, justifica o administrador da Águas da Região de Aveiro, Fernando Vasconcelos.
“As intervenções que temos vindo a fazer na rede de distribuição visam minorar o impacto desta escassez de água mas têm como conse-quência uma diminuição da pressão em algumas zonas da rede, nomeadamente em alguns lugares mais altos, e durante o período noturno”, acrescenta o responsável.
O administrador garante que a AdRA está a efetuar algumas novas intervenções na rede “que tornarão as populações em causa menos vulneráveis às diminuições do caudal das captações que as servem”, esperando “melhorar a muito curto prazo a situação do abastecimento na zona, pese embora persistirem as condições metereológicas excecionalmente desfavoráveis na região e no país”.