Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

Comissão dos Caulinos no ativo

A Comissão de Acompanhamento e Apoio resultante do Processo Administrativo conducente ao licenciamento para prospeção e pesquisa de caulinos na área geográfica de Bustos, Oiã, Palhaça e Troviscal está legalmente ativa. Os 17 elementos que a constituem – Manuel Nunes Simões Santos, Gilberto Martins da Rosa, Maria Inês Martins Pato, Mário João Ferreira da Silva Oliveira, Luís Sérgio da Silva Pelicano, Pedro Miguel Pereira Carvalho, Jorge da Costa Granjeia, André Chambel, Acácio Almeida de Oliveira, Rosalina Filipe, Duarte dos Santos Almeida Novo, Dinis dos Bartolomeu, Manuel Martins, Adelino Ferreira da Costa, Cristóvão Oliveira Batista, Fernando Martins da Silva, e Óscar Aires dos Santos – tomaram posse, na última sexta-feira, durante a Assembleia Municipal de Oliveira do Bairro.

Recorde-se que mais de 500 pessoas, entre as quais o presidente da Assembleia Municipal, Manuel Nunes, e vários presidentes de Assembleias de Freguesias e presidentes das concelhias dos três maiores partidos do concelho de Oliveira do Bairro (PSD, CDS/PP, PS e CDU) subscreveram um abaixo-assinado, insurgindo-se contra a possibilidade de uma empresa de Pombal efetuar uma prospeção de caulinos numa área de cerca de 8 km2, que abrange as freguesias do Troviscal, Bustos, Palhaça, Oiã, concelho de Oliveira do Bairro e na freguesia de Nariz, Aveiro.

No abaixo-assinado contra a prospeção de caulinos, é manifesto o receio de impactos ambientais ao nível do “ruído e poeiras, circulação de veículos, vibrações, resíduos industriais sólidos, desmatagens, remoção de solos, com interferência a nível de recursos hídricos, qualidade do ar, ruído, alteração do coberto vegetal, agricultura existente e interferência com habitats protegidos”.

Manuel Nunes, presidente da Assembleia Municipal, deu a conhecer que em breve será marcada uma reunião para fazer o ponto da situação, relativamente a esta matéria. Solicitou a todos os elementos que tenham informação ou documentos sobre a matéria que os possam apresentar.

“A tomada de posse é sempre um ato simbólico. A democracia representativa está bem viva em Oliveira do Bairro, uma vez que os responsáveis autárquicos estão atentos e estão mesmos dispostos a defender os interesses dos seus concidadãos”, afirmou Manuel Nunes, acrescentando que “é o momento de todos nós refletirmos no sentido de dar o exemplo de dedicação e de defesa de causas que julgamos importantes para o bem dos munícipes”.

PFC