Assinar


Águeda // Bairrada  

Concluído primeiro de três novos tanques de água para combate a fogos florestais

A Câmara de Águeda anunciou ter ficado concluída a construção de um tanque de armazenamento de água, para o dispositivo municipal de combate aos incêndios florestais, na zona florestal da Catraia, freguesia de Agadão.

De acordo com a informação da autarquia, o novo tanque tem capacidade para armazenar mais de 400 mil litros de água e permitirá o abastecimento de todo o tipo de helicópteros de combate a incêndios florestais, cobrindo uma vasta área de floresta.

O vice-presidente do município de Águeda, Jorge Almeida, revelou que a autarquia tem neste momento em construção mais dois tanques, com o objetivo de reforçar o armazenamento de água do dispositivo municipal de combate aos incêndios florestais.

“Este depósito é o primeiro de três que estão a ser instalados no concelho, o que nos vai permitir uma melhor cobertura da floresta no que diz respeito a pontos de água”, declarou, anunciando que “nas próximas semanas serão concluídos os tanques do Avelal, na freguesia da Castanheira do Vouga, e da Alombada, em Macinhata do Vouga”.

O concelho de Águeda está classificado como tendo alta probabilidade de ocorrência de incêndios (classe IV), tendo registado, entre 1980 e 2010, um total de 2.502 fogos florestais, que consumiram uma área de quase 21 mil hectares, e figura no topo da lista de ocorrências, entre uma dezena de concelhos da região.