Assinar
Aguada de Baixo // Águeda // Bairrada  

Aprovada a não agregação de Aguada de Baixo a Barrô e de Espinhel a Recardães

A Assembleia Municipal extraordinária de Águeda aprovou, esta segunda-feira, a não agregação de Aguada de Baixo a Barrô e de Espinhel a Recardães, contrariamente à decisão anteriormente enviada e já aprovada pela Assembleia da República. Apesar do Presidente da República ter entretanto promulgado o novo mapa de reorganização administrativa local, no dia 21 de janeiro a Assembleia Municipal de Águeda voltou a reunir, e desta vez a votação foi no sentido contrário ao inicialmente aprovado.
Tal como seria de esperar, as populações das freguesias de Aguada de Baixo e de Espinhel compareceram em massa, trazendo emotividade à reunião da Assembleia Municipal (AM). Apesar das recomendações do presidente da AM, Celestino de Almeida, para a não manifestação do público presente, foi difícil evitar alguns aplausos e não menos apupos em momentos mais acesos da discussão.
No final, a votação contra a agregação de Aguada de Baixo a Barrô saldou-se num empate: 17 votos a favor e 17 contra. A questão acabou por ser favorável à não agregação com voto de qualidade do Presidente da AM. A não agregação de Espinhel com Recardães foi aprovada por maioria.
Leia mais na edição impressa ou digital