Assinar


Bairrada // Sangalhos  

Sangalhos: Custos da ampliação do cemitério ultrapassam 11 mil euros

Estão em curso as obras de ampliação do cemitério da freguesia de Sangalhos.
Esta ampliação, com um custo que ultrapassa os 11 mil euros era, segundo o autarca António Floro, “uma urgência”, dado que o cemitério só já tem livre menos de metade de um talhão.
As obras começaram há cerca de três semanas e dizem respeito à construção de mais de cem metros de muro em betão. O espaço referente ao alargamento vai possibilitar a construção de mais quatro talhões, equivalentes a mais 230 sepulturas e mais 30 jazigos, que António Floro acredita sejam suficientes para as próximas três décadas.
Refira-se que esta ampliação foi subsidiada com 5 mil euros pelo executivo de Anadia. Um montante insuficiente, mas que António Floro diz ser uma ajuda, já que a JF “tem vindo a amealhar alguma verba para poder levar a bom porto esta ampliação”, que obrigou ainda a Junta de Freguesia a negociar a cedência/compra de terrenos.
Com uma média de 50 a 60 funerais, por ano, o cemitério da freguesia já sofreu três ampliações, sendo esta a quarta.
Refira-se também que foi já no presente mandato de António Floro e, face ao elevado número de funerais, que a Junta de Freguesia decidiu contratar um coveiro a tempo inteiro que, para além de ser responsável pela abertura de sepulturas, é responsável pela limpeza de todo o espaço. “Nos dias mais livres, o coveiro tem vindo a cimentar os espaços entre campas, onde nasciam muitas ervas, o que obrigava a um esforço redobrado na manutenção e asseio do espaço”, explicou, concluindo que com esta beneficiação “o cemitério fica com um aspeto muito mais limpo.”
António Floro explica também que, após a conclusão dos muros, os talhões só irão sendo feitos à medida das necessidades.

Catarina Cerca
catarina@jb.pt