Assinar
Anadia // Bairrada // Sangalhos  

Sangalhos: Taxa de ocupação do CAR acima dos 80%

O Centro de Alto Rendimento de Anadia (CAR) – Velódromo Nacional, localizado em Sangalhos, teve, no ano de 2012, uma ocupação média mensal superior a 80%.
Este e outros números foram dados a conhecer pelo vereador Jorge Sampaio, durante a sessão da última Assembleia Municipal de Anadia.
O vereador responsável pela área do Desporto deu a conhecer ao plenário que no Velódromo decorrem, durante todos os meses do ano e quase que de uma forma ininterrupta, atividades desportivas, o que o levou a considerar o ano de 2012 “como o ano de afirmação do CAR”, já que ali passaram mais de dois mil praticantes, entre competições e estágios, colocando-a no mapa dos melhores equipamentos desportivos do país.
“Dos vários momentos, não podemos deixar de salientar duas finais internacionais: GymSport, que envolveu 10 países e uma centena de atletas e o Campeonato da Europa de Ciclismo, onde estiveram presentes 30 países e 250 ciclistas”, disse Jorge Sampaio, que sublinhou o facto de 12 dos 77 atletas que fizeram parte da Comitiva Portuguesa são das federações sediados no CAR de Anadia: Ciclismo (4), Ginástica (4) e Judo (4).
Assim, no ano de 2012, o CAR registou uma ocupação média total que rondou os 75% (275 dias) e apenas 91 dias sem qualquer atividade desportiva. O ano de 2013 será, a seu ver, o ano da internacionalização do CAR, por isso Jorge Sampaio revelou que para este ano a agenda do CAR começa a estar bastante preenchida, o que demonstra que este equipamento se torna cada vez mais conhecido, mas também mais procurado por federações e países que aqui querem estagiar. É que, para além das federações nacionais, é um facto que este CAR é cada vez mais procurado pelas federações estrangeiras. Países como Reino Unido, Finlândia, País de Gales, Bulgária, Qatar, Espanha, Rússia, Bélgica e Canadá já reservaram dias para estágios.
O CAR poderá ainda em breve vir a ser também a casa-mãe das Federações Portuguesa de Voleibol, Basquetebol e Karaté Shotokan. Estas três federações poderão vir assim juntar-se ao Ciclismo, Ginástica, Esgrima e Judo que têm, em Sangalhos, o seu quartel-general.

Provas internacionais e nacionais de maior dimensão: Torneio Internacional de Ginástica Rítmica, 25 a 29 de abril; 4.º Torneio Internacional de Ginástica Artística Gymsport, de 17 a 19 de maio; Final do Campeonato Nacional de Kickboxing, 25 e 26 de maio; Taça do Mundo de GAF e GAM, 21 a 23 de junho; Campeonato da Europa de Pista (ciclismo), 9 a 14 de julho.

Catarina Cerca
catarina@jb.pt