Assinar
Anadia // Bairrada  

I Concurso Municipal de Fotografia “Olhar Anadia” foi sucesso

No passado dia 8 de maio, pelas 21h, a Biblioteca Municipal de Anadia foi palco da cerimónia de entrega dos Prémios aos vencedores do I Concurso Municipal de Fotografia e da Inauguração da Exposição “Olhar Anadia”, uma mostra que integra as 50 melhores fotografias apresentadas a concurso.
Aberto a todos os fotógrafos (amadores e profissionais) e subordinado ao tema “Anadia”, este concurso, promovido pela Câmara Municipal de Anadia cumpriu, segundo Rosa Tomás, vereadora da Cultura, “o objetivo para o qual foi criado: constituir um repositório fotográfico do município, uma vez que os trabalhos refletem os múltiplos olhares sobres os diferentes lugares de Anadia”.
O concurso abrangeu duas secções: cores e preto e branco, podendo, cada participante, concorrer com três fotografias em cada secção.
O Júri, presidido por Rosa Tomás, teve, na sua composição, Miguel Rolo, fotógrafo local e Carlos Duarte, Fotojornalista, natural de Coimbra, com vasto currículo como júri de Concursos de Fotografia.
Rosa Tomás, na qualidade de presidente do Júri, realçou a dificuldade na seleção dos trabalhos vencedores, admitindo que, “em alguns casos, não se conseguiu alcançar unanimidade”. Destacou, ainda, a qualidade dos trabalhos apresentados, sobretudo na Secção Preto e Branco e fez votos “para que continuem a captar Anadia, fixando, pela arte da fotografia, a inestimável riqueza do património natural e cultural do município, legando, assim, às gerações vindouras um precioso registo da nossa identidade.”
A exposição estará patente, até ao próximo dia 28 de maio, na Sala Polivalente da Biblioteca Municipal de Anadia.
Premiados. Os trabalhos premiados, na Secção Cor, foram: 1.º Prémio – Rui Manuel Cristina Rodrigues, de Sangalhos, com a fotografia “APRUMO”, 400 euros; 2.º Prémio – Cristina Capela de Almeida Lopes, de Anadia, com a fotografia “ENCONTROS”, 250 euros e 3.º Prémio – António Augusto Lopes Rilo, da Maia, com a fotografia “CONVERGÊNCIAS”, 150 euros.
Menção Honrosa – Maria Ivone de Sousa Moreira Saraiva, de Coimbra, com a fotografia “OUTONO NO LAGO”.
Os trabalhos premiados, na Secção Preto e Branco, foram: 1.º Prémio – Hélder Miguel da Rocha Coelho, de Anadia, com a fotografia “OLHAR O FUTURO”, 400 euros; 2.º Prémio – António Augusto Lopes Rilo, da Maia, com a fotografia “MULHER A EMPAR”, 250 euros; 3.º Prémio – Hélder Miguel da Rocha Coelho, de Anadia, com a fotografia “CRESCIMENTO”, 150 euros.
Menção Honrosa – António Augusto Lopes Rilo, da Maia, com a fotografia “VIA FÉRREA”.