Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

Unidade de Cuidados na Comunidade em funcionamento

A Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Oliveira do Bairro entrou, na sexta-feira, oficialmente, em funcionamento.
Instalada no Centro de Saúde de Oliveira do Bairro, a UCC Cubo Mágico da Saúde conta com cinco enfermeiros e a colaboração de três médicos de Medicina Geral e Familiar, médico de Saúde Pública, nutricionista, higienista oral, psicólogo, assistente social, assistentes técnico e operacional.
Com horário de funcionamento das 8h às 20h, nos dias úteis, a UCC Cubo Mágico da Saúde vai desenvolver a sua atividade no âmbito do Programa Nacional de Saúde Escolar, em particular através da implementação dos projetos “Peso, Conta e Medida” e “Reeducação Postura”.

Referência. De acordo com a enfermeira Maria Clara, coordenadora da UCC, “esta Unidade tem por missão contribuir para a melhoria do estado de saúde da população da sua área geográfica de intervenção, visando a obtenção de ganhos em saúde”.
Diz ainda que “a UCC pretende ser uma referência na Região Centro de boas práticas de prestação de cuidados de proximidade, com respostas integradas, articuladas e diferenciadas aos cidadãos, famílias, grupos mais vulneráveis, em complementaridade com outras unidades funcionais do ACES Baixo Vouga”. “Pretende ainda ser uma referência regional na investigação em saúde, garantido a qualidade profissional qualificada e competente para a obtenção de elevados níveis de satisfação dos cidadãos”, acrescentou esta responsável.
“À semelhança de um cubo mágico, que é um quebra-cabeças tridimensional, com possíveis aplicações práticas que se articulam entre si, também nós, com os diferentes profissionais, diferentes parcerias e diferentes formas de articulação entre nós e a população, pretendemos gerar motivação que resulte em comportamentos saudáveis com ganhos em saúde”, explica a enfermeira Maria Clara, sublinhando que “a magia está em conseguirmos potenciar as diferentes competências inerentes a cada elemento da equipa, culminando em objetivos comuns”.
Para Mário João Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, “o projeto é bem-vindo”, realçando que “os responsáveis por esta Unidade não estiveram à espera do ato de homologação e a consequente inauguração para começarem a trabalhar”.
O autarca destacou ainda a importância desta Unidade, afirmando que “a área da saúde merece um olhar atento”.
Acrescente-se que “outros projetos específicos desta unidade serão dedicados à população sénior e também à alcoologia, prestando ainda cuidados continuados de âmbito domiciliário”.
Pedro Fontes da Costa
pedro@jb.pt