A Alameda da Cidade de Oliveira do Bairro vai ser inaugurada esta sexta-feira, dia 12, pelas 17h30, pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Manuel Castro Almeida.
Recorde-se que o primeiro prazo de conclusão da Alameda da Cidade de Oliveira do Bairro apontava para novembro de 2012, sucedendo-se, entretanto, uma prorrogação do prazo para 17 de março de 2013. Entretanto, com os sucessivos atrasos na obra, o último prazo, aprovado em reunião de Câmara, é o próximo dia 31 de julho.
Perante uma insatisfação dos comerciantes, a Câmara de Oliveira do Bairro decidiu aprovar uma compensação, através da isenção das taxas, dos comércios afetados com as obras na Alameda, nomeadamente os comerciantes cujos estabelecimentos confinem com as obras da mesma.
Essa medida visa isentar do pagamento de taxas, em matéria de renovação de mapa de horário e publicidade para o ano de 2013, desde que estes o requeiram.
Mário João Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, já disse que a Alameda “é um investimento crucial e urgente para o desenvolvimento e regeneração da cidade e que vai transformar a cidade, transformando-a num polo de atração de população e investimento”.

Para os atrasos da empreitada, entre outros fatores, terão contribuído os vários processos judiciais que se foram resolvendo, exceto um que ainda corre termos no Tribunal Administrativo de Aveiro, onde é requerida a reconstrução da antiga casa da Cadeia de Oliveira do Bairro.

Os comerciantes também apontam o dedo às sucessivas alterações do projeto inicial. A última alteração, aprovada em reunião de câmara, após a apresentação de um abaixo-assinado com 270 assinaturas, foi a interrupção do separador central junto ao Edifício Olympus. Apesar da aprovação do “corte” do separador ter tido luz verde há mais de um mês, a alteração ainda não foi feita e o separador entrou em fase de acabamento e ajardinamento.
Pedro Fontes da Costa
pedro@jb.pt