Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

Seniores recebem dicas sobre como reduzir resíduos

A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, em parceria com a empresa SUMA, realizou no passado dia 21, na Universidade Sénior de Oliveira do Bairro (UNISOB), uma sessão de sensibilização denominada “Da loja ao lixo é apenas um passo”, no âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, com vista à mudança dos hábitos de consumo das famílias.
Esta sessão, que teve como objetivo apelar à população sénior para a redução da quantidade de resíduos produzidos, numa perspetiva de consumo sustentável e de aumento da qualidade de vida, contou com a presença de cerca de duas dezenas de alunos da UNISOB bem como dos vereadores António Mota e Elsa Pires que fizeram questão de acompanhar esta ação.

Temática. Constituindo-se a 5.ª campanha sobre a temática da redução da produção de resíduos na origem, neste município, desenvolvida pela SUMA no âmbito dos planos estratégicos de intervenção para a população local, esta ação centrou-se nas vantagens individuais da poupança de recursos, revelando procedimentos de economia pessoal e de sustentabilidade.
Os participantes compartilharam os seus hábitos domésticos em termos de redução de resíduos e receberam muitas dicas por parte da SUMA, de como reduzir os resíduos e efetuar compras de forma mais inteligente.
Como complemento, foram entregues materiais didáticos, como folhetos, porta-moedas e sacos de compras, remetendo para os procedimentos de poupança pessoal e de sustentabilidade ambiental abordados na ação de sensibilização, nomeadamente o planeamento das aquisições, a elaboração de listas de compras, a utilização de sacos reutilizáveis, a aquisição de produtos reciclados e a preferência por produtos avulso, locais, mais frescos e baratos.

Calendarização. A SUMA, para este ano, tem ainda prevista a concretização de duas ações, versando sobre as temáticas de acondicionamento e deposição de resíduos, que serão dirigidas às comunidades do pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico.