Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

Dias Cardoso, dos vinhos à política e às artes

António Dias Cardoso foi o segundo convidado da iniciativa “Tem a Palavra”, promovida pela Junta de Freguesia de Oliveira do Bairro, em parceria com a ANOB.
Cerca de cinco dezenas de pessoas estiveram, durante hora e meia do seu serão de sexta-feira, no salão nobre da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, ouvindo atentamente o homem que, em dois mandatos distintos, presidiu aos trabalhos da Assembleia Municipal. Primeiro, ainda no tempo do saudoso autarca Alípio Sol, onde, confessou, havia mais “cordialidade e respeito”; já mais recentemente, foi também presidente daquele órgão com o atual autarca, Mário João Oliveira.
O que o levou a ser Engenheiro Agrónomo, a sua passagem por Angola e, já depois de 1975, o regresso a Portugal e concretamente o seu percurso e ascensão na Estação Vitivinícola da Bairrada foram outros assuntos abordados, nesta conversa conduzida pela diretora do Jornal da Bairrada, Oriana Pataco.
Não fugindo ao tema do associativismo, da música e das artes, falou-se também da infância, da família, da religião e da morte. Temas profundos a que Dias Cardoso nunca se esquivou a responder. Recorde-se que esta foi a 2.ª de 13 entrevistas, que serão depois compiladas em livro. A próxima é já no dia 7 de fevereiro: Armor Pires Mota entrevista Carlos Nunes, no Quartel dos Bombeiros de Oliveira do Bairro.