Assinar


Águeda // Anadia // Bairrada // Cantanhede // Mealhada // Oliveira do Bairro // Vagos  

Águeda é o município da Bairrada mais atraente para viver

Águeda é o município da Bairrada mais atraente para viver, posicionando-se no 18.º lugar no ranking de 100 municípios da Região Centro e colocando-se na 69.º posição a nível nacional. A sua melhor classificação (12.º em 100) é na categoria “Viver”, estando em 17.º lugar no ranking regional, na vertente “Negócios”.

O estudo “Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking” foi feito pela consultora Bloom Consulting e dado a conhecer esta semana. Neste projeto, a eficácia de cada um dos 308 municípios portugueses foi avaliada e classificada de acordo com a sua “performance” nas vertentes de Investimento (Negócios), Turismo (Visitar) e Talento (Viver).

O estudo conclui que o Centro é a região mais atraente para se viver, sendo Leiria e Coimbra, depois de Lisboa, as melhores cidades para viver, a nível nacional.

Na região Centro, o destaque do ranking vai então para quatro municípios: Coimbra, Aveiro, Leiria e Viseu. Todos, à exceção de Viseu, classificado na 14ª posição, marcam presença no Top 10 nacional.

Na Bairrada, Águeda ocupa o lugar cimeiro (18.º lugar no Centro; 69.º a nível nacional), sendo que a sua melhor classificação (12.º em 100) é na categoria “Viver”, estando em 17.º lugar no ranking regional, na vertente “Negócios”. Logo depois vem Cantanhede, no 24.º lugar do ranking regional-Centro (e 87.º a nível nacional).

Em 30.º lugar no Centro está a Mealhada (101.º a nível nacional), estando em 25.º lugar nas variáveis Viver e Visitar.

Em 39.º lugar do ranking Centro está Anadia (148.º a nível nacional), estando melhor posicionada (42.º) na vertente “Visitar”.

Segue-se Vagos (42.º lugar Centro e 154.º a nível nacional), que está em 23.º na vertente “Negócios”. Finalmente, o último lugar do ranking da Bairrada é ocupado por Oliveira do Bairro (45.º a nível regional; 160.º a nível nacional), que, no entanto, aparece em lugar privilegiado do ranking regional – 18.º lugar – sendo o segundo melhor município da Bairrada (logo a seguir a Águeda) para investir.

Na construção dos rankings pelo Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking, não foram utilizados questionários ou efetuadas entrevistas, mas sim dados estatísticos concretos de fontes oficiais, que foram contrastados com a procura que os municípios obtêm online e com a performance que os seus websites e redes sociais têm na hora de comunicar com os seus públicos-alvo.

A primeira variável, Dados Estatísticos, tem em conta Dados Económicos (empresas), Dados de Turismo (ocupação hoteleira) e Dados de Talento (população, taxa de desemprego, poder de compra; …); a segunda variável, as procuras online, por economia (empreendedorismo, empresas, impostos, economia, investimento), turismo (alojamento, animação turística, cultura, restauração e visitar) e ainda por talento (educação, emprego, qualidade de vida, saúde, viver). Finalmente, a terceira variável tem a ver com a performance do website de cada município e de cada uma das suas redes sociais.

Nota: na edição de 13 de fevereiro de 2014 do Jornal da Bairrada, é feita uma interpretação errada deste estudo, no que respeita às categorias individualizadas (Negócios, Viver e Visitar). A retificação será feita na próxima edição, pedindo desde já desculpa aos municípios visados.