Assinar


Bairrada // Oiã // Oliveira do Bairro  

Comissão de utentes para defender serviço de saúde

Um grupo de cidadãos de Oiã formou uma Comissão de Utentes, como forma de dar voz às reivindicações da população pelo direito a cuidados de saúde com qualidade, nomeadamente no Centro de Saúde local.
De acordo com Fernando Picanço, “em face da crescente degradação dos cuidados de saúde na freguesia de Oiã, apesar do empenho com que os profissionais de saúde procuram minorar os efeitos da falta de meios humanos e materiais que se verifica na Extensão de Saúde local, decidimos formar uma Comissão de Utentes para dar voz às reivindicações da população”.
“Com efeito, para além da falta de médicos para assistir adequadamente todos os utentes, assiste-se também a inadmissíveis faltas de material básico para a prestação de cuidados de saúde, sendo cada vez mais os casos em que têm de ser os próprios doentes, para poderem ser tratados, a levar de casa pomadas, gaze, seringas, comprimidos e outros medicamentos de uso corrente”, esclarece Fernando Picanço.
Este responsável explica ainda que “a comissão de utentes está a recolher mais informação sobre problemas relacionados com a prestação de serviços públicos de saúde na freguesia de Oiã, no seguimento da qual irá procurar reunir com as entidades responsáveis para expor os problemas levantados e as reivindicações dos utentes”.
Fernando Picanço acrescenta ainda que “a comissão de utentes teve como primeiros promotores Ana Barroco, Artur Ramísio, Carlos Carvalho, César Simões, Eduardo Marques, Fernando Picanço, Graça Silva, Lurdes Palma, Paulo Pereira e Rui Neves, mas logo nas primeiras horas da sua divulgação nas redes sociais aderiram à comissão mais de uma centena de cidadãos”.
A Comissão de Utentes, que é aberta à participação de todos os cidadãos que nela queiram participar, apela a que sejam enviadas opiniões sobre as ações a desenvolver, com casos que tenha conhecimento, para o e-mail: cuspob@gmail.com