O 35.º Grande Prémio ABIMOTA faz-se à estrada no próximo dia 9 de junho, a partir das 17h, na Figueira da Foz, com um contrarrelógio por equipas em circuito. A etapa de 10 de junho – Dia de Portugal – arranca às 14h e termina em Águeda, percorrendo cerca de 175 quilómetros. De salientar que a classificação do contrarrelógio não será considerada na Geral Individual, mantendo-se assim a competitividade da prova em linha.

Tendo em conta o corte significativo de competições de ciclismo este ano, o 35º Grande Prémio ABIMOTA, será uma das poucas provas que o pelotão nacional dispõe antes da Volta a Portugal.

Nesta edição marcarão presença as seis equipas continentais portuguesas – Banco BIC – Carmim, Efapel – Glassdrive, LA Alumínios – Antarte, Louletano – Dunas Douradas, OFM – Quinta da Lixa e Rádio Popular – e quatro de Sub-23 – Anicolor, Liberty Seguros – Feira – KTM, Maia – Bicicletas Andrade e Clube de Ciclismo José Maria Nicolau. A organização procura manter o caráter internacional da prova, estando prevista a participação de quatro equipas espanholas.

Será a partir de metade da etapa em linha, para a qual a classificação do contrarrelógio não conta, que a seletividade se irá afirmar devido a quatro contagens de montanha (três de 3.ª categoria e uma de 2.ª).