O Leitão da Bairrada vai estar em destaque, de 7 a 22 de junho, no concelho da Mealhada. O evento chama-se “Leitão à Mesa” e acontece em 12 restaurantes aderentes do projeto 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada. A iniciativa, que no ano passado arrancou no formato de uma semana, apresenta-se em forma de quinzena e promete promover a qualidade deste ex-libris local e dar a conhecer outras marcas gastronómicas locais.

Os restaurantes aderentes vão ter menus especiais e vão oferecer aos seus clientes as mais diversas entradas feitas com leitão, como a cabidela, iscas, croquetes, rissóis, pataniscas e bola, entre outras.

Parcerias

Estimular a economia local e, principalmente, promover uma das principais marcas gastronómicas do concelho estão nos objetivos da iniciativa “Leitão à Mesa”, uma parceria da Câmara da Mealhada e 12 restaurantes aderentes, que ao longo de dias semanas abrem as suas portas de uma forma especial para oferecerem aos seis clientes diversas iguarias feitas com leitão, para entrada, seguindo-se menus especiais e outras ofertas, que poderão ir dos vinhos aos mais diversos descontos.

“Decidimos alargar esta iniciativa para 15 dias, depois da experiencia de uma semana no ano passado, porque essa foi mesmo a grande conclusão do inquérito de satisfação feito aos clientes em 2013, com a maioria a lamentar o facto de não ser maior o período de duração do evento”, disse ao JB José Calhoa, vereador da Câmara da Mealhada, concluindo que “esta é uma boa forma de promover o leitão enquanto marca local e impulsionar este setor que é dos mais importantes empregadores do concelho, provando também que a Mealhada continua a ser a melhor sala de jantar do país”.

Esta iniciativa é organizada pela Câmara Municipal da Mealhada e pela Associação Maravilhas da Mealhada e, tal como no ano passado, vai sortear refeições para duas pessoas por cada restaurante aderente, num total de 12 refeições sorteadas. De 7 a 22 de junho, todos os que consumirem leitão num dos 12 restaurantes aderentes receberão um cupão por cada refeição efetuada que, no final do evento, irá a sorteio.

João Paulo Teles

Restaurantes aderentes

Celso dos Leitões

Churrasqueira Rocha

Hilário

Nelson.FT Simões dos Leitões

O Castiço

Oásis

Octávio dos Leitões

Pedro dos Leitões

Pic-Nic

Rei dos Leitões

Típico da Bairrada

Três Pinheiros