Assinar
A. da Gândara // Anadia // Bairrada  

Amoreira da Gândara: Mais 9 mil euros para a obra da Casa do Povo

No último sábado, a Casa do Povo de Amoreira da Gândara realizou, pelo quarto ano consecutivo, um almoço de angariação de fundos para as obras de ampliação e remodelação das instalações destinadas ao Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário. Participaram cerca de 300 pessoas, tendo envolvido ainda 35 pessoas (entre colaboradoras e serventes). Devido ao tempo incerto, o almoço não se realizou no agradável jardim da Instituição, mas nas novas infraestruturas. Assim, apesar de inacabado, foi uma forma dos convidados desfrutarem e conhecerem o novo espaço.
A presidente da Câmara Municipal de Anadia, Teresa Cardoso, esteve presente e deixou um incentivo às obras da instituição, disponibilizando-se a ajudar na agilização dos processos burocráticos que têm surgido e a apoiar, na medida do possível, esta iniciativa.
O presidente da Casa do Povo de Amoreira da Gândara, Manuel Ferreira, referiu que, mais do que dizer quando irá acabar a obra, prefere reforçar que a mesma já começou e esse era o pior passo. “Prefiro não avançar com datas, pois depende exclusivamente da disponibilidade financeira existente”, disse, garantindo que de momento se estão a canalizar esforços para finalizar a 1.ª fase até ao fim do ano, o que permitirá aos idosos começar a usufruir de uma parte das novas instalações.
O presidente da direção reforçou que “estamos conscientes de que existe um longo caminho a percorrer, mas estamos melhor hoje do que há quatro anos e para o ano estaremos com certeza melhores do que hoje”.
Frisou que “a Casa do Povo é a instituição do concelho de Anadia que possui as piores infraestruturas, o que não a impede de estar sempre lotada ao nível das respostas para idosos”, devido aos serviços prestados e “ao seu capital humano”.
A obra em curso “vai minorar as dificuldades, criar oportunidades e responder de forma mais realista às exigências de cada idoso; vai melhorar os serviços e ser uma aposta na sustentabilidade e na garantia da qualidade de vida dos futuros beneficiários e familiares”. Nos agradecimentos, o presidente evocou o Ministério da Solidariedade e da Segurança Social, que atribuiu dois subsídios determinantes para o início da obra e também na sua continuidade. Aproveitou para agradecer o apoio da Câmara e manifestou a sua gratidão às colaboradoras da instituição, pelo esforço e empenho, aos fornecedores, aos sócios, clientes e a todos os presentes. Ficou também verbalizado o apreço da instituição pelos serventes que ajudaram no almoço, de forma voluntária.
Já o vice-presidente da direção, Luís Ferreira, enfatizou estarem ali pessoas não apenas de Anadia, mas também de Oliveira do Bairro, Vagos, Águeda, Cantanhede e agradeceu a todos os que não puderam estar, mas contribuíram.
O vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Anadia, Litério Marques, verbalizou que não vira as costas a esta iniciativa, porque continua a acreditar nela.
A festa continuou com muita animação, tendo a instituição angariado cerca de 9 mil euros, verba que será canalizada para as obras de ampliação e remodelação.