Assinar
Anadia // Bairrada  

Anadia: Rotary Club inaugura marco rotário na Curia e nova direção toma posse

O Rotary Club Curia Bairrada esteve em festa na última sexta-feira, dia 4 de julho. No dia em que inaugurou um marco rotário na estância Termal da Curia, procedeu ainda à transmissão de tarefas. Filomena Morais sucede, assim a Jorge São José na liderança deste Club.
Um evento muito participado que contou com a presença da autarca de Anadia, Teresa Cardoso, mas também do presidente da Junta de Freguesia da União de Freguesias de Tamengos, Aguim e Óis do Bairro, Óscar Ventura, dos representantes de vários clubes rotários, bem como a presença maciça dos membros deste Rotary Club, seus familiares e amigos.

Alegoria à União e à Paz. O novo marco rotário foi descerrado na principal rotunda da Curia. Trata-se de uma peça escultórica, da autoria do artista bairradino, Carlos do Amaral, sendo uma alegoria à União, à Paz, à Concórdia, à Solidariedade e ao Servir, bem como à Família e à Entreajuda.
Na ocasião, o presidente do Rotary Club Curia Bairrada, Jorge São José, referiu que, embora não sendo importante para o desenvolvimento da sua ação, este marco “visa assinalar a existência do Rotary na comunidade onde se insere, bem como manifestar a toda a população a sua disponibilidade para fazer jus a um dos seus princípios: dar de si antes de pensar em si”. Este responsável destacou ainda o papel importante que o membro do Rotary Club, Manuel Fernandes, teve na concretização deste objetivo.
Jorge São José recordou aos presentes que o lema rotário do ano que agora termina “Viver Rotary, Transformar Vidas”, foi plenamente praticado pelo Clube, tendo referido ajudas importantes que, em parte, transformaram a vida de quem as recebeu, assegurando ainda que o Clube irá continuar a sua ação de ajuda à comunidade e que, em colaboração com a Câmara Municipal de Anadia, pretende ter um papel ainda mais ativo nesta sua missão.
Também Teresa Cardoso destacou todo o trabalho que o Rotary presta ao concelho e, elogiando o autor da peça pela beleza da obra que criou, disse que será um bom testemunho da presença do Clube, no entanto, mais importante do que o marco, é a obra que o Rotary realiza e as suas ações.
A edil referiu ainda que é muito importante para o concelho ter a presença dos rotários, bem como de outras organizações similares, pois assim a ação no município será mais eficaz.
Na ocasião lembraria que, além de ser presidente da Câmara, tem também a responsabilidade da Ação Social e que pretende estreitar relações com o Rotary, de modo a poder ser dada resposta mais urgente a algumas situações sociais, em que por vezes a burocracia não permite uma ajuda tão rápida, por parte dos serviços municipais.
No final deste momento único na vida do Rotary Club Curia Bairrada, teve lugar, no Hotel das Termas da Curia, o jantar de Transmissão de Tarefas, deste Rotary Club.

Transmissão de tarefas. Foi durante o jantar que o presidente cessante Jorge São José fez um balanço da ação desenvolvida durante o ano rotário, que agora termina, referindo alguns casos concretos de ajudas a pessoas mais desfavorecidas e a vários setores da sociedade.
“Foi um ano muito positivo na missão que o Rotary Club Curia Bairrada desenvolve na comunidade, tendo consolidado a sua ação e reforçado a sua interligação com vários agentes da ação social”, disse, terminando com um agradecimento a todos os membros do Rotary Club, pois sem eles não teria sido possível o bom desempenho efetuado.
Já Filomena Morais, presidente que lhe sucede, resumiu os objetivos que pretende atingir no próximo ano rotário, destacando a permanente ação social e ajuda à comunidade como preocupação fundamental. Referiu ainda uma parceria que já está em curso com o Rotary Coimbra-Santa Clara, que irá permitir a realização de um Ryla em Anadia. “Com a cooperação que pretende manter e reforçar com outros clubes rotários, surgirá também uma consolidação e um desenvolvimento do que será possível efectuar em prol de todos, nomeadamente dos mais necessitados”, acrescentou.
Durante o jantar, teve também lugar a entrada de um novo membro para o Rotary Club Curia Bairrada, Mimi Alvim, sendo apadrinhada por Margarida Matos.
Na ocasião, a presidente de Câmara Municipal, Teresa Cardoso, destacou o papel importante que este Rotary Club tem desempenhado no município e na ajuda que tem dado à comunidade, manifestando igualmente a sua vontade e disponibilidade para que uma colaboração mais próxima, de modo “a todos poderem ser mais eficazes a colmatar as necessidades e a desenvolver a sua ação junto das populações mais carenciadas”.
Segundo a edil anadiense, a consolidação destes laços e o reforço desta parceria possibilitará “um trabalho em rede mais produtivo”. Terminaria elogiando o trabalho desenvolvido pelo presidente cessante e todos os membros, desejando felicidades no desempenho da sua missão para os novos elementos que agora iniciam as suas funções.
Seguiram-se mais algumas intervenções de realce pelo trabalho desenvolvido, bem como, pela continuidade e reforço da missão que se pretende manter no apoio à Comunidade, nomeadamente do Past Governador, Álvaro Gomes e dos Governadores Assistentes, Luís Ribeiro e Carlos Marques.