Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

1516 assinaturas em prol de melhores serviços de saúde

A Comissão de Utentes dos Serviços Públicos de Oliveira do Bairro, acompanhada por cerca de 50 pessoas, entregou ao presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, Mário João Oliveira e ao presidente da Assembleia Municipal, Manuel Nunes, um abaixo-assinado com 1516 assinaturas, onde reclamam melhores condições de saúde. Neste mesmo dia foi também entregue por Fernando Picanço e Carlos Carvalho, membros da comissão de utentes, o original do abaixo-assinado no ACeS – Agrupamento dos Centros de Saúde do Baixo Vouga, aguardando a Comissão de Utentes uma audiência com o presidente do executivo, Manuel Sebe. Uma outra cópia do abaixo-assinado foi também enviada para a ARSC – Administração Regional de Saúde do Centro.
O abaixo-assinado visa a defesa do Serviço Nacional de Saúde e, entre outras reivindicações, exigindo que sejam mantidas valências hospitalares “ameaçadas pela legislação mais recente”.
O abaixo-assinado reclama ainda “a construção urgente” do novo Centro de Saúde de Oliveira do Bairro, já iniciada e “a substituição atempada e reforço dos profissionais de saúde, sobretudo os médicos das unidades deste concelho, que se reformaram nos últimos meses, bem como daqueles que se irão reformar em breve”.
Os subscritores querem também “lutar contra a carência de equipamentos, material clínico e de enfermagem, medicamentos e outros consumíveis”, assim como “opor-se ao encerramento” (ou mau funcionamento) de unidades de saúde locais e regionais.

Novos médicos. No encontro com os autarcas concelhios, Manuel Nunes, Presidente da Assembleia Municipal e médico numa das unidades de saúde do concelho, mostrou-se convicto de que brevemente haverá no concelho novos médicos para procurar suprir a passagem à reforma, quase simultânea, de cinco médicos. No entanto, segundo Manuel Nunes, a colocação de novos médicos, devido a aspetos processuais, é demorada.
Este responsável salientou que “a saúde é um bem essencial e o mais importante da vida das pessoas”.
Já o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, Mário João Oliveira, considerou o movimento louvável. “Nós não estamos contra este movimento, antes pelo contrário, sentimo-nos integrados”, referiu o edil, sublinhando que “a competência em matéria de saúde não é nossa, mas nós como responsáveis eleitos, fazem sempre diligências em todos os momentos, junto de quem de direito”.
Mário João Oliveira afirmou ainda que “a luta dos autarcas da Região de Aveiro é pela defesa da população”, pelo que “podem contar sempre connosco pela defesa dos serviços públicos de saúde no concelho”. Contudo, Fernando Picanço garante que “a Comissão de Utentes não irá cruzar os braços até que a normalidade dos serviços de saúde seja reposta”, sublinhando que “a elevada presença de utentes que compareceram de forma espontânea na entrega do abaixo-assinado na Câmara, numa manhã de um dia de trabalho e em tempo de colheitas, revela bem como é sentida a gravidade dos problemas da saúde pública deste concelho e o anseio de que sejam resolvidos”. “Para quem acha que de pouco vale reivindicar aquilo a que temos direito, podemos afirmar que já há sinais claros de que as autoridades se estão a mexer no sentido de melhorar as anomalias detetadas”, acrescenta Fernando Picanço, da Comissão de Utentes.
Pedro Fontes da Costa
pedro@jb.pt