Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

Semana Europeia da Mobilidade de 16 a 22

O Município de Oliveira do Bairro vai celebrar a Semana Europeia da Mobilidade (SEM), que vai decorrer de 16 a 22 de setembro, com um programa eclético que pretende alertar para a qualidade de vida nas freguesias do concelho, privilegiando e favorecendo os modos suaves de transporte (a pedonalização e o uso da bicicleta) em detrimento do uso individual do carro.

A celebração da SEM, que tem este ano como tema “As nossas ruas, a nossa escolha”, inicia-se com um ciclo de cinema que decorrerá na Biblioteca Municipal de Oliveira do Bairro, de 16 a 22 de setembro, com duas sessões diárias destinadas a vários públicos, desde os mais novos aos adultos. Para o dia 17 está marcado um seminário de mobilidade denominado “Os Novos Desafios dos Transportes e Mobilidade e a Mobilidade Suave”, numa organização conjunta dos 11 municípios da CIRA (Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro) que terá lugar na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda. De referir, a propósito deste seminário, que a CIRA será a primeira comunidade intermunicipal do país, com o envolvimento de todos os seus municípios, a aderir e a dinamizar iniciativas de mobilidade no âmbito destas comemorações.

Dia 20, sábado, será o ponto alto das comemorações com a celebração do Dia Europeu Sem Carros, que terá como palco a Avenida Dr. Abílio Pereira Pinto (que encerrará ao trânsito), em Oliveira do Bairro, onde decorrerá durante todo o dia uma grande diversidade de atividades. A parte da manhã ficará marcada por exibições de futebol e basquetebol, entre outras modalidades, e pelas concentrações e saídas de uma caminhada de 3Km e 6 Km (concentração às 8h30) e do IV Passeio Cicloturístico do Concelho de Oliveira do Bairro (concentração às 9h). A parte da tarde será preenchida com aulas de step (15h), jump (16h), fit walking (17h) e zumba (18h). Durante todo o dia estão ainda previstas iniciativas que estimulem a utilização de transportes não poluentes, como as bicicletas, patins, trotinetes, skates, carros a pedais, carrinhos de rolamentos e elétricos, etc, para além de uma exposição interativa de bicicletas e de veículos movidos a energias alternativas, massagens, uma ação médico-social, com avaliação da tensão arterial, índice de massa corporal, glicemia, etc, e ainda insufláveis e muita animação de rua.

Relativamente ao IV Passeio Cicloturístico do Concelho de Oliveira do Bairro que, como aconteceu em edições anteriores, passará por todas as freguesias do concelho, a concentração está marcada para as 9h, na Avenida Dr. Abílio Pereira Pinto, e a chegada prevista para as 13h, com almoço incluído (porco no espeto) para os participantes inscritos.

Os locais de encontro, ao longo do percurso, para a entrada de mais participantes, são os seguintes: Escola de Artes da Bairrada, IEC Mamarrosa, Rotunda do Sobreiro (Bustos), parque junto à Junta de Freguesia de Bustos – com paragem intermédia para abastecimento sólido e líquido, Largo de S. Pedro – Palhaça e Largo do Cruzeiro (Oiã).

Para a Caminhada e para o Passeio Cicloturístico, de forma a garantir a segurança necessária e a logística adequada, será necessária inscrição prévia, que pode ser feita nas Juntas de Freguesia e na Câmara Municipal, ou então enviada para o e-mail desporto@cm-olb.pt (Caminhada) ou gpereira@cm-olb.pt (Cicloturismo), indicando o nome e n.º de telemóvel/ nº CC/ email das pessoas a inscrever. Para as associações ou grupos organizados, estão disponíveis no site da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro (www.cm-olb.pt) as Fichas de Inscrição de grupo para cada uma das atividades.