Assinar
Anadia // Bairrada  

Biblioteca de Anadia acolheu mais um encontro de poesia

A Câmara Municipal de Anadia realizou, no passado dia 18 de abril, mais um Encontro Municipal de Poesia, que teve como palco a Biblioteca Municipal e que decorreu no âmbito do programa comemorativo do Dia Mundial da Poesia, assinalado, nacional e internacionalmente, a 21 de março.
A tarde começou com a intervenção do escritor António Vilhena, que apresentou a sua mais recente obra poética “Cartas a um amor ausente”. Trata-se de uma narrativa em torno de um amor que percorre várias fases da vida, e que já inspirou reencontros de amores dispersos ao longo da vida. Na ocasião, o poeta saudou o Município de Anadia pelos extraordinários equipamentos culturais do concelho, que, na sua opinião, “denotam uma confiança inequívoca no poder da cultura enquanto elemento determinante no desenvolvimento social e económico da comunidade”.
Esta iniciativa, que vai já na sua quarta edição, proporcionou o encontro de vários autores, poetas e apreciadores de poesia anadienses, nomeadamente Albano Jorge, Albino Silva, Armando Pereira e Joaquim Armindo, entre muitos outros, os quais, para além de declamarem alguns dos seus poemas, partilharam com a plateia a sua afeição pela escrita e pela poesia.
Seguiram-se vários momentos de declamação protagonizados por escritores e amantes de poesia presentes, com especial destaque para a intervenção de alunos das Escolas Secundária de Anadia, Básica n.º 2 de Anadia e Básica 2/3 de Vilarinho do Bairro, bem como para as recitações de poemas feitas pelos jovens do Grupo de Teatro do Projecto SER + em Anadia. Vários foram, ainda, os momentos musicais, com peças executadas por alunos do Agrupamento de Escolas de Anadia e do Colégio Nossa Senhora da Assunção.
A sessão contou com a presença do Vereador da Cultura, Jorge Sampaio, que destacou a emotividade do encontro, cuja realização é encarada como uma singela homenagem a todos os poetas e amantes de poesia de Anadia. Agradeceu, também, a presença de António Vilhena, e enalteceu ainda o talento das crianças e jovens que participaram no encontro, a quem felicitou, realçando a importância do seu envolvimento neste tipo de iniciativas.
O evento terminou com uma sessão de autógrafos e com um espumante de honra, onde a declamação de poesia voltou a acontecer, encerrando, assim, em apoteose este IV Encontro Municipal de Poesia de Anadia.