Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

Encontro dos antigos alunos das escolas de Oliveira do Bairro

Realizou-se, no passado dia 9, 8.ª Encontro dos Antigos Alunos do Externato de Oliveira do Bairro, do Colégio do Infante e da Escola Secundária de Oliveira do Bairro.
Os antigos alunos destas escolas reuniram-se, com a presença dos ex-professores Rosalina Filipe, Leontina Novo, Assis, Prado e Castro e Henrique Tomás, nas instalações da Escola Secundária, a exemplo de anos transatos, para um franco convívio e despertar de emoções e de lembranças, seguido de almoço na cantina do Polo Escolar de Oliveira do Bairro, onde também decorreram momentos de bela música e canções, interpretadas pelos ex-alunos Victor Almeida e Silva, Silas Granjo e António Dias Cardoso, e a declamação de algumas frases soltas em tom poético, pela Alda Garcês.
Foi um momento de encontro de velhos amigos, de ex-colegas de carteira e de muitos anos de partilha e também de avivar as suas memórias dos bons e menos bons momentos que passaram juntos nestas escolas, assim como prestar uma singela homenagem a todos quantos foram importantes nas suas vidas de estudante e, que, de algum modo, contribuíram para a sua formação inicial da vida de cada um, assim como na formação como cidadãos, como profissionais e, essencialmente, como seres humanos que partilharam ou continuam a partilhar, com a sociedade em que estão inseridos.

Datas. Foram celebrados os 65, os 50 e 40 anos da criação destas três escolas do concelho de Oliveira do Bairro. Três enormes pilares do desenvolvimento cultural, educativo e formativo de milhares de jovens deste concelho e dos limítrofes, que, ao longo de décadas se cruzaram e cresceram como pessoas e iniciaram aqui o seu rumo e percurso de vida e onde se alicerçaram amizades e se prepararam para a vida, com o rigor, a autoridade, o saber estar e liderar, a irreverência, a modernidade, o profissionalismo e a competência dos professores, assim como o papel fundamental do corpo não docente.
Relembraram-se as várias dificuldades e problemas existentes ao longo dos tempos e as peripécias emocionantes vividas por alguns que deliciaram os presentes.

Plêiade. Evocou-se a importância que tiveram na criação destas escolas, em especial os dois colégios, dum grupo de pessoas que se empenharam no processo educativo e que iniciaram a plêiade do ensino básico e secundário deste concelho. Salientaram-se as figuras preponderantes de Acácio Azevedo, Manuel Filipe, Leonildo Rosa, Manuel Grangeia, Assis, José Moura, Lina Alves, Teresa Lemos, Valdemar, Henrique Tomás e de outros, não menos importantes na vida de todos.
Destas figuras que marcaram o destino do ensino básico e secundário desta sede do concelho e/ou o papel fundamental no crescimento e desenvolvimento das personalidades de muitos os que frequentaram estes estabelecimentos de ensino, salientaram-se os professores Acácio Azevedo, Manuel Filipe, Leonildo Rosa e Henrique Tomás.

Maria da Graça Tomás
Pela Comissão dos Antigos Alunos 2015