Assinar
Anadia // Bairrada // Mogofores  

Mogofores: Vendaval contribui para fim anunciado dos choupos no Parque das Merendas

Na segunda-feira, 4 de maio, o vendaval que se fez sentir na nossa região trouxe o fim, há muito anunciado, de grande parte dos choupos do Parque das Merendas, em Mogofores. Árvores em fim de ciclo, envelhecidas, carcomidas em muitas partes do tronco, capitularam perante o afago mais violento da ventania, causando estragos em muitos dos bancos da área mais a norte do parque.
A intervenção que a Junta de Freguesia da União das Freguesias de Arcos e Mogofores vem preconizando desde o início do atual mandato, por força das circunstâncias, irá agora ter lugar: os choupos que oferecem perigo nesta zona do parque irão ser substituídos, dando início à sua requalificação. Relativamente aos choupos da área mais a sul, junto à estrada que liga à Malaposta, proceder-se-á a um corte seletivo de modo a não danificar as restantes espécies arbóreas.
Estes trabalhos deverão ser efetuados o quanto antes pois aproxima-se o período de maior utilização do Parque das Merendas pelos grupos que anualmente nos visitam para aqui realizarem os seus convívios, sendo importante que não haja qualquer risco para os utentes do parque, motivado pela queda sistemática de arrancas dos choupos envelhecidos.
Depois do novo Parque Infantil executado no ano transato, a requalificação do Parque das Merendas será efetuada não só ao nível do maciço arbóreo, como também ao nível da regularização dos ervados com correção de cotas e implementação de um sistema de drenagem, execução de um mini campo polivalente, renovação do mobiliário (mesas e bancos) e iluminação, dando continuidade a um espaço de recreio e lazer da maior importância para a nossa comunidade.
Joaquim Santos