Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

ANEIS reivindica legislação para sobredotação

Portugal é o único país da União Europeia onde não há legislação específica sobre a matéria da sobredotação. Isto apesar das inúmeras recomendações já enviadas para o(s) governo(s), pela Associação Nacional para o Estado e a Intervenção na Sobredotação (ANEIS).
A vice-presidente da ANEIS e presidente da delegação de Braga, Cristina Palhares, esteve na passada sexta-feira, dia 26, na Santa Casa da Misericórdia de Oliveira do Bairro onde, perante uma assembleia essencialmente constituída por pais e educadores, explicou as principais características de uma criança sobredotada e como devem os pais e a escola reagir perante um caso destes.
“A percentagem de crianças sobredotadas é similar à de crianças com deficiência; no entanto, para estas há legislação e para as outras não. E as razões são simples: é preciso investir em recursos humanos e materiais. Mas um dia destes isto terá de mudar”, frisou a responsável da ANEIS.
Na presença da diretora do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro, Júlia Gradeço, e vários professores/educadores, Cristina Palhares deixou indicações claras às escolas. “É preciso sinalizar estas crianças, como fazemos com as crianças com necessidades educativas especiais, e trabalhá-las. Porque, em qualquer estado de desenvolvimento, se não trabalharmos esta criança, se não a estimularmos, vamos perdê-la, ela vai andar para trás”, constatou.
Explicou ainda que há seis campos/habilidades onde a sobredotação pode incidir: intelectual, académica, motora, social, mecânica e artística. “Os pais podem estimular muito a criança, mas a aptidão já tem de lá estar.”
Pediu atenção aos sinais presentes nas crianças sobredotadas: linguagem muito acima da média, curiosidade obsessiva numa determinada área e um desenvolvimento cognitivo invulgar. Defendeu ainda que uma criança com conhecimentos acima do que seria suposto para a sua idade, por exemplo, que já sabe ler aos 4 anos, deve passar um ano de escolaridade à frente, pedindo sempre aos professores que procurem desenvolver ao máximo as capacidades destas crianças.

Conferência esta sexta-feira. A Santa Casa continua o seu ciclo de conferências e, esta sexta-feira, dia 3, às 19h, a conferência, subordinada ao tema “A comunicação nas Organizações”, será dinamizada por João Martins da Cunha, da AESE-Escola de Direção e Negócios.
As inscrições podem ser feitas na página da instituição ou por e-mail para dre@misericordiaob.pt.