Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

A maior feira de aves espera 5000 visitantes

As expetativas estão bastante elevadas para a 20.ª edição da Expo-Ave Exposição de Aves Canoras e Ornamentais do COBL (Centro Ornitológico da Beira Litoral) que decorre de hoje, quinta-feira, até domingo, 1 de novembro, no Espaço Inovação, em Vila Verde. Inscritas a concurso estão 1800 aves. Só galinhas de “fantasia” são 140 a concurso, o que obrigou a organização a preparar mais de 95 metros quadrados de exposição extra. Estão ainda inscritos 60 expositores. “Acreditamos que vamos celebrar estes 20 anos de grande atividade com a maior e melhor exposição de aves”, afirma José Carvalho, presidente do COBL.
A grande quantidade de espécies de aves e animais e o bom ambiente em torno da bicharada são sempre fatores de atração do público, este ano com mais um “fator de atração, nomeadamente um concurso de galinhas de «fantasia», algumas das quais põem ovos pretos”, explica José Carvalho, acrescentando que como fatores de atração, “vamos ter ainda os espetáculos das Araras e este ano a tosquia, penteados e lavagens ao vivo de cães”.
Este responsável dá ainda conta que “algumas das novidades desta edição só serão reveladas durante a própria feira”. “Esta Expo-Ave vai ser muito superior às edições anteriores, dado ser uma referência a nível nacional”, acrescenta José Carvalho, afirmando ainda que “a Expo-Ave é uma iniciativa que tem crescido ano após ano, e que em muito se fica a dever ao apoio da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro”.
Este ano a organização volta a abrir a feira, no dia 30, de forma gratuita, aos infantários, escolas e instituições da 3.ª idade. Insttuições dos concelhos de Anadia, Albergaria-a-Velha e Cantanhede já informaram a organização que vão passar por lá.
A feira de artesanato, que já faz parte do certame, realiza-se todos os dias, com algumas novidades prometidas. Nas tasquinhas de comes e bebes – que não são exploradas pela associação -, a gastronomia andará à volta do melhor que existe na Bairrada.
A organização acredita que o número de visitantes “deverá ser superior aos 5 mil visitantes”.