Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

Alameda Viva com balanço positivo nas três primeiras iniciativas

A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro e a Associação Comercial e Industrial da Bairrada (ACIB) são parceiras na implementação do projeto de dinamização cultural e comercial “Alameda Viva”, que arrancou no passado mês de setembro e prossegue nos próximos oito meses. A próxima ação está agendada para amanhã, sexta-feira, dia 16, e vai passar pela Avenida Abílio Pereira Pinto, na lógica pretendida deste projeto de alargar a dinamização a todo o núcleo central da cidade de Oliveira do Bairro.

Balanço. O balanço efetuado pelas entidades promotoras sobre as primeiras edições – 4 e 11 de setembro e 2 de outubro – revela que as ações foram muito bem acolhidas e estão em crescendo. “O primeiro impacto foi muito positivo, foram-nos chegando ecos da satisfação da população e dos comerciantes pela dinâmica que o projeto Alameda Viva imprime na cidade: quer através das ações que envolveram o comércio, quer nos espetáculos e na animação proporcionada em seu redor”, sublinhou o presidente de autarquia, Mário João Oliveira. Da parte da Associação Comercial, Industrial da Bairrada (ACIB) a referência vai para a adesão dos comerciantes ao projeto Alameda Viva. “Verificamos que temos o comércio local interessado e predisposto a entrar nas ações propostas e a revelar enorme criatividade e empenho na forma de integrar a sua programação. Isto só pode ser um bom prenúncio para a continuidade e quem sabe replicação deste projeto. O sucesso desta ação dependerá do envolvimento de cada um na mesma e da partilha que vai, certamente, contagiar outros à participação”, refere Emília Abrantes, presidente da ACIB.

Programa. A próxima iniciativa, a decorrer no dia 16, contará também com atividades que se vão desenrolar na Biblioteca Municipal, contígua à Praça da República, espaço onde vai decorrer esta 2.ª edição de outubro. Essas atividades, dirigidas a um público infanto-juvenil, enquadram-se também no aniversário da Biblioteca Municipal de Oliveira do Bairro, que festeja o seu 15.º aniversário. Desta forma, os pais podem participar nas atividades que se vão desenrolar no espaço exterior, podendo deixar os filhos na Biblioteca, onde terão sempre atividades durante todo o dia.
A animação do Viva Alameda para o dia 16, é a seguinte: Animação de Rua – Blue Brasa Band; 17h30 – Check-Up Dentário | (Clinidente); 18h30 – Maquilhagem e Cabelos Irreverentes | (Salão de Cabeleireiro Nova Geração); 21h – Hora das Viagens | (Mais Viagens); 21h30 – Raízes da Nossa Terra (caso as condições meteorológicas não permitam, a atuação será realizada dentro das instalações da Biblioteca Municipal) e 23h – Happy Hour: bebidas, brindes e animação | (Pastelaria Grecos).
O projeto “Alameda Viva” tem como principais objetivos: impulsionar a economia local, dando a conhecer os serviços e produtos que se podem encontrar no comércio da cidade, atraindo, simultaneamente, a população de todas as idades à rua, proporcionando-lhes experiências culturais e promovendo o encontro e a vivência do espaço público e ativar o centro de Oliveira do Bairro.

Projeto. Recorde-se que o projeto acontece na primeira e terceira sexta-feira de cada mês e a ideia é aliar ações de comércio, marketing e publicidade à animação cultural, como espetáculos ao ar livre, momentos artísticos dentro de vários espaços comerciais, ações de rua, performances, concursos e várias iniciativas cujas temáticas vão ao encontro das várias tipologias do comércio sedeado na Alameda da cidade. Integram esta programação, na sua grande maioria, grupos locais e do concelho, mas também algumas propostas novas que se vão dar a conhecer no espaço público da cidade. As iniciativas serão todas de acesso gratuito.