Assinar
Anadia // Bairrada  

Corrida coloriu Anadia com 1500 alunos

Cor, muita alegria e boa disposição. É este o balanço a fazer da 2.ª edição da Corrida Colorir Anadia que saiu às ruas da cidade, na passada sexta-feira, dia 9 de outubro. E se a primeira edição já tinha sido bastante participada (cerca de 950 alunos), esta segunda edição ultrapassou todas as melhores previsões.
Um verdadeiro arco-íris com 1500 alunos do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e secundário das escolas do concelho (Agrupamento de Escolas de Anadia, Escola Profissional de Anadia – VITI, Colégio Salesiano de Mogofores e Colégio de Nossa Senhora da Assunção – Famalicão) deu um colorido diferente à cidade, percorrendo uma distância de 5.200 metros entre a Praça Visconde de Seabra e o Vale Santo, onde o evento terminou em grande apoteose.
A iniciativa visava fomentar o convívio entre os elementos da comunidade educativa do concelho e promover hábitos de vida saudáveis através de uma corrida cheia de alegria, boa disposição e cor, que foram contagiantes a todos os que assistiram nas várias ruas à passagem dos alunos.
Na ocasião, a edil Teresa Cardoso mostrou-se bastante agradada com a moldura humana que enchia por completo a Praça Visconde de Seabra, local onde teve início a corrida. “É notório o maior envolvimento por parte dos estabelecimentos de ensino”, avançou, dando conta de que “se trata de uma iniciativa que ganhou vida, corpo e cresceu.”
Ao longo do percurso, cinco pontos coloridos davam um “banho de cor” aos jovens, mas era no Vale Santo que estava reservada a maior animação desta tarde, brindada pelo sol e pelo calor. Muita música, zumba e no final um grande banho de pó de arroz com corante alimentar (idealizado pela VITI) davam por encerrada a edição deste ano.
As muitas fotografias e vídeos da iniciativa já partilhados nas redes sociais mostram o convívio entre alunos, professores e funcionários das escolas, muitos dos quais entraram na brincadeira da cor, numa tarde de partilha e convívio, de respeito mútuo e respeito pelos vários estabelecimentos de ensino.
Para a autarca Teresa Cardoso esta é uma iniciativa a manter no início do ano letivo, altura em que as escolas e alunos têm mais disponibilidade, aproveitando ainda os últimos dias de calor e temperaturas amenas que o outono vai proporcionando.
Para o evento, inserido no Projeto Sentir Anadia, a autarquia anadiense assegurou o transporte aos alunos de Vilarinho do Bairro e do Colégio de Mogofores. Os de Famalicão e de Anadia deslocaram-se a pé para o centro da cidade. Estiveram também envolvidos nesta tarde mais de uma dúzia de colaboradores da autarquia: pessoal afeto às piscinas e pessoal de limpeza, tendo a autarquia contado ainda com a colaboração da GNR de Anadia/Escola Segura e dos Bombeiros Voluntários de Anadia.
Catarina Cerca