Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

Pássaros e galinhas de “fantasia” no maior concurso de aves da Bairrada

Mais de 1000 aves vão estar a concurso na 20.ª edição da Exposição de Aves Canoras e Ornamentais do COBL (Centro Ornitológico da Beira Litoral), vulgarmente conhecida por Expo-Ave, que abre portas dia 29 de outubro, num evento que se prolonga até ao dia 1 de novembro, no Espaço Inovação, em Vila Verde, e que se espera ser o melhor de sempre. “São 20 anos de grande atividade e que serão marcados pela maior e melhor exposição de aves”, afirma José Carvalho, do COBL.
A grande quantidade de espécies de aves e animais e o bom ambiente em torno da bicharada são sempre fatores de atração do público, este ano com mais um “fator de atração, nomeadamente um concurso de galinhas de «fantasia», algumas das quais põem ovos pretos”, explica José Carvalho, acrescentando que como fatores de atração, “vamos ter ainda os espetáculos das Araras e este ano a tosquia ao vivo de cães”.
José Carvalho, presidente do COBL, espera que “a 20.ª edição fique bem marcada, até pelo elevado número de expositores que, à semelhança do ano anterior, são mais de fora do Clube do que os pertencentes ao COBL”.
Este responsável dá ainda conta que “algumas das novidades desta edição serão mantidas em secretismo até à inauguração”. “Esta Expo-Ave vai ser muito superior às edições anteriores, dado ser uma referência a nível nacional”, acrescenta José Carvalho afirmando ainda que “a Expo-Ave é uma iniciativa que tem crescido ano após ano, e que em muito se fica a dever ao apoio da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro”.
Este ano a organização volta a abrir a feira, no dia 30, de forma gratuita, aos infantários, escolas e instituições da 3.ª idade.
A feira de artesanato, que já faz parte do certame, realiza-se todos os dias, com algumas novidades prometidas. Nas tasquinhas de comes e bebes – que não são exploradas pela associação -, a gastronomia andará à volta do melhor que existe na Bairrada.
Já o concurso de avaliação das aves, acontecerá uns dias antes, com os melhores juízes a avaliarem as aves a concurso. “As aves estão dentro das gaiolas numeradas e os juízes não saberão a quem pertencem”, explica José Carvalho, destacando “o rigor e o profissionalismo que o evento tem”.
Relativamente ao número de visitantes, José Carvalho acredita que “deverá ser superior aos 5 mil visitantes. A edição de 2014 registou a afluência de 5100 visitantes, pelo que, este ano, vamos trabalhar para aumentar esse número”.