Assinar


Anadia // Avelãs de Cima // Bairrada // Moita  

Despiste fatal para menino de dois anos

O menino de dois anos que, na noite do dia 5 de novembro, fora vítima de um grave acidente de viação ocorrido na estrada que liga a Moita ao lugar de Ferreiros, no concelho de Anadia, acabou por não resistir à gravidade dos ferimentos. Faleceu no dia seguinte (sexta-feira, dia 6), no Hospital Pediátrico de Coimbra.
O pequeno Vasco Morais tinha apenas dois anos e seguia com o pai, numa viatura ligeira que entrou em despiste, capotou, embatendo com violência contra dois eucaliptos.
O acidente aconteceu na Rua do Vale do Fojo, por volta das 22h20, de 5 de novembro, na estrada que liga a Moita a Ferreiros.
O pai da criança, Mário Rui Morais, com 32 anos, sofreu uma fratura de um dos membros inferiores, tendo sido conduzido aos Hospitais da Universidade de Coimbra, avançou a JB o adjunto do comando dos Bombeiros Voluntários de Anadia, António Matos.
O despiste terá acontecido quando o condutor, bombeiro na corporação de Anadia há mais de uma década, se deslocava para a sua residência em Ferreiros. Ocupa o lugar de subchefe na corporação e neste fatídico dia encontrava-se a gozar um dia de férias, não estando portanto ao serviço da corporação, avançou a JB o adjunto do comando de Anadia, António Matos.
Em estado crítico, e depois de ter sofrido várias paragens cardiorrespiratórias, o bebé, que deu entrada no Pediátrico de Coimbra, acabaria por não resistir.
O corpo do pequeno Vasco foi velado na Capela de Avelãs de Cima e o seu funeral, que constituiu uma enorme manifestação de dor e pesar, realizou-se na passada terça-feira, pelas 16h, para o cemitério de São Pedro, em Avelãs de Cima.
Fonte da GNR avança que as causas do acidente ainda estão por apurar. Contudo, o condutor apresentava uma taxa de álcool superior a 1,20 gr/litro sangue, valor já considerado crime.
Para o local foram deslocadas sete viaturas de socorro e 17 bombeiros: duas ambulâncias e o INEM dos Bombeiros Voluntários de Anadia, a viatura de desencarceramento também da corporação anadiense, a SIV de Águeda e a VMER dos HUC.
A GNR de Oliveira do Bairro tomou conta da ocorrência.
Catarina Cerca