Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

Bairrada Histórica triplicou número de visitantes e expositores

A 5.ª edição da “Bairrada Histórica” – Exposição de Automóveis e Motos Antigas, que se realizou, no último fim de semana, no Espaço Inovação, bateu todas as expectativas da organização. “Triplicámos tudo no evento, desde o número de expositores às próprias despesas e receitas”, explicou Nuno Francisco, presidente da entidade organizadora, Apoforno – Associação dos Amigos da Póvoa do Forno.
Nuno Francisco diz não ter dúvidas de que foram cumpridos os objetivos subjacentes à iniciativa, nomeadamente “a dinamização da associação, freguesias e concelho de Oliveira do Bairro, em prol do bem comum e na angariação de fundos para a coletividade e ainda mostrar o trabalho de todos os colecionadores e das suas relíquias que outrora fizeram furor”.
Em jeito de balanço, Nuno Francisco destaca os três mil visitantes e mais de uma centena de carros expostos, 80 motos e 20 vendedores, que vieram de vários concelhos e distritos do país.
Nuno Francisco destacou ainda o desfile de clássicos e motos pelo concelho de Oliveira do Bairro, que decorreu no domingo de manhã, com uma paragem na sede da Apoforno, Câmara Municipal e na extinta Junta da Mamarosa, e as provas de perícia.
Este responsável diz que “o retomar deste evento foi feito de uma forma muito séria e responsável e de crescente progresso e continuará a sê-lo em tudo o que depender de nós”.

Elogios. O evento – Bairrada Histórica –, segundo o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, Mário João Oliveira, que presidiu à sessão de abertura, comprova a vitalidade da Apoforno, que esteve tantos anos adormecida. “Os últimos anos têm sido profícuos, diria que têm sido excelentes, pelo que deixo o repto para que não desistam”, afirmou Mário João Oliveira, apelando à continuidade da atual direção.
O autarca elogiou ainda o certame e a forma como o espaço de exposição foi dividido, o que facilita a passagem dos visitantes.
O presidente da autarquia oliveirense disse esperar que “dentro de um ano esteja aqui”, explicando que “as associações vivem de carolice e de muito empenho” e que a Câmara as têm apoiado condignamente, não só do ponto de vista financeiro.
PFC