Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

Saúde, financiamento e estratégias do desporto discutidas em Oiã

O auditório de Oiã recebeu no último sábado, 12 de março, a Conferência “A Saúde do Desporto”, que juntou em palco, em clima de partilha, nomes como Emídio Guerreiro, ex-secretário de Estado do Desporto e da Juventude, Simão Morgado, gestor e ex-atleta olímpico, Jorge Vieira, presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Filipe Rios, diretor de marketing da SportZone, José Vilela, ex-tenista e antigo selecionador Nacional de Ténis, Jorge Faustino, Sales & Sponsorship diretor do Millennium Estoril Open, Daniel Monteiro, presidente da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), Mário Braga, presidente da ADREP, e Uriel Oliveira, vice-presidente senior da Cision.
A abrir e a encerrar a conferência, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, Mário João Oliveira, que elogiou a qualidade dos oradores, considerou que eventos como este “são extremamente importantes para que os dirigentes associativos do concelho e da região ganhem ferramentas e conhecimento que melhorem as suas capacidades na gestão das associações, especialmente daquelas que apostam na área da formação em várias modalidades desportivas”. Para o autarca “ser dirigente associativo é uma grande responsabilidade, especialmente os que lidam com jovens, e foi a pensar neles que a Câmara Municipal apostou na organização deste evento, colocando ao seu dispor a experiência de grandes personalidades da área desportiva, nas suas várias vertentes, quer no âmbito político, empresarial ou federativo e associativo”.

Estratégias. No primeiro painel, que teve como tema “Estratégias de Comunicação no Desporto” e foi moderado pelo jornalista João Paulo Teles, Emídio Guerreiro (ex-governante), Uriel Oliveira (Cision), Simão Morgado (gestor e ex-atleta) e Daniel Monteiro (FADU) abordaram as várias perspetivas de como os clubes e as associações devem comunicar e assim angariar receitas de patrocinadores, dando em troca exposição mediática. Os pontos de vista de um político, de um gestor e ex-atleta, de um profissional de comunicação e de um dirigente associativo completaram o quadro sobre os novos desafios que as associações desportivas enfrentam ao nível da captação de praticantes e do seu financiamento.

Financiamento. De financiamento também se falou no segundo painel, que teve como tema “Como financiar atividades desportivas” e foi moderado por Cláudia Morgado. Mário Braga (ADREP) e Jorge Faustino (Millennium Estoril Open) partilharam com os participantes como conseguem angariar receitas para realizar as suas atividades e eventos, respetivamente. No caso de Filipe Rios, o responsável pela Sport Zone transmitiu a visão de um patrocinador e de quais os critérios que levam uma marca a associar-se a um evento ou clube desportivo.

Crescimento. O último painel, moderado por Flávia Cid Nunes, teve como tema “Estratégias Desportivas – Como definir e quais as melhores estratégias para o crescimento desportivo”. À conversa estiveram o presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge Vieira, o ex-tenista e antigo selecionador nacional de ténis José Vilela e Miguel Frade, antigo atleta e responsável pela organização de eventos. Neste painel foram abordadas algumas questões fundamentais sobre o Desporto em Portugal, como a questão da forma como o Estado olha para este fenómeno, mas também uma nova filosofia de não especialização dos jovens atletas numa só modalidade. Para o responsável pelo atletismo nacional, os jovens entre os 5 e os 14 anos devem praticar o maior número de modalidades possível, escolhendo depois a que for mais da sua preferência ou para a qual tiverem mais talento. Para os três oradores, esta cultura desportiva eclética é fundamental para o Desporto português dar um salto qualitativo.
A Conferência “A Saúde do Desporto” foi dirigida a todos os amantes e profissionais do fenómeno desportivo e especialmente concebida para os dirigentes associativos do concelho de Oliveira do Bairro que trabalham na área do desporto. A iniciativa foi da responsabilidade da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, em parceria com a migfrade_Solutions e Ricardo Nora.