Assinar
Anadia // Bairrada  

Anadia: Câmara Municipal atribui voto de louvor ao Rugby da Moita

A Câmara Municipal de Anadia aprovou, por unanimidade, na reunião do passado dia 13 de maio, a atribuição de um voto de louvor ao Moita Rugby Clube da Bairrada, segundo proposta apresentada pela Presidente da Câmara, Maria Teresa Cardoso.
Esta proposta surge na sequência da conquista, pelo Moita Rugby Clube da Bairrada (Moita RCB), no passado dia 24 de abril, do Campeonato Nacional da Segunda Divisão, o que lhe permitiu ascender à Primeira Divisão Nacional de Rugby, onde já havia competido 25 anos antes. Este feito torna-se particularmente notável por se tratar de uma equipa constituída por amadores e que, ao longo da época, sofreu apenas uma derrota no campeonato. Criado em 1997, o clube tem permitido à Moita, uma centenária localidade do concelho de Anadia, ostentar título de “única aldeia com a modalidade de rugby federado da Península Ibérica”.
No texto submetido à votação do executivo municipal, a edil reconhece o papel do Moita RCB na “divulgação e promoção do Município de Anadia” e a “excelência da sua prática desportiva”, e saúda “os jogadores, equipa técnica e dirigentes pelo trabalho, empenho, disponibilidade e dedicação, contribuindo, dessa forma, para engrandecer e elevar o Clube”. Considera ainda que se trata de “um justo prémio pelo trabalho desenvolvido e empenho dedicado por uma equipa constituída por jogadores amadores” e “mais um impulso na afirmação desportiva do Município de Anadia”.
Recorde-se que o Moita RCB já havia sido distinguido pela Câmara Municipal de Anadia, em 2008, com a Medalha de Mérito Desportivo. No passado dia 6 de maio, jogadores, técnicos e dirigentes foram novamente homenageados pela autarquia, tendo sido recebidos no Salão Nobre dos Paços do Município, ocasião em que a Presidente da Câmara fez a oferta de uma lembrança que ficará a marcar o feito da equipa na presente época desportiva.