Assinar


Anadia // Bairrada  

“Excomungados” da Concelhia do PSD exigem demissão do seu presidente Henrique Fidalgo

Os quatro deputados municipais, eleitos pelo PSD, nomeadamente, José Manuel Carvalho (líder da bancada municipal), João Nogueira de Almeida, Ricardo Manão e Sara Seabra dos Reis, a quem lhes foi retirada a confiança política pela Comissão Política de Secção do PSD de Anadia, exigem que o presidente daquela estrutura partidária local, Henrique Fidalgo, se demita.
Recorde-se que os quatro elementos receberam, há duas semanas, uma carta da estrutura local a dar conta da retirada da confiança política, bem como dos argumentos que estiveram na sua base, acusando-os de, em várias situações, perante outros militantes do partido, não aceitarem indicações de voto, nem qualquer orientação política ou definição de estratégia por parte da Comissão Política.
Na penúltima quinta-feira, em conferência de imprensa, os três presidentes de junta eleitos pelo PSD aliaram-se aos quatro deputados e disseram estar complementamente solidários com estes e assumiram uma postura contra a decisão da Concelhia do PSD, que apelam de “caciquista” e “infundamentada”. Os três autarcas das juntas também defendem a demissão do presidente da Concelhia. Os presidentes de Junta – Manuel Veiga (Avelãs de Cima), César Andrade (Avelãs de Caminho) e Fernando Fernandes (Arcos e Mogofores) – dizem-se desagradados com a tomada de atitude e com a comunicação que a Concelhia fez ao presidente da Assembleia Municipal (AM), dando conta dos elementos que constituem o novo grupo parlamentar (Artur Salvador, Carlos Gonçalves, Graciete Castro e Henrique Fidalgo). “É com muito desagrado que tomei conhecimento da comunicação que foi feita ao presidente da AM. Estamos desprezados e não sabemos a que grupo municipal é que pertencemos perante esta comunicação”, afirmou o presidente da Junta de Avelãs de Cima, Manuel Veiga.

Caciquismo. O presidente de Arcos e Mogofores, Fernando Fernandes, defende que “o tempo do caciquismo já desapareceu e que estas atitudes deixam em baixo o PSD”, relembrando que “os três presidentes, únicos eleitos pelo PSD em todo o concelho, estão solidários com os quatro autarcas a quem lhes foi retirada a confiança política”.
Os visados, ao longo de hora e meia, rebateram todos os pontos em que eram visados pela concelhia, desmontando “uma lógica de má-fé”, como a deputada Sara Reis apelidou e que João Nogueira de Almeida disse ser típica dos tempos da União Soviética e da PIDE.
João Nogueira relembrou que só os três presidente de Junta representam cerca de 40% de toda a votação que o PSD obteve no concelho, pelo que não resta ao presidente da Concelhia outro caminho senão a demissão.
José Carvalho, outro dos deputados visados, também defendeu a demissão do presidente da Concelhia, sublinhando que “há muita coisa que tem que ser explicada” e que defenderá sempre Anadia e não orientações políticas. “Como podemos votar contra as contas da Câmara de Anadia, se estas expressam uma boa gestão”, questionou.

Leia mais na versão digital do seu JB.