Assinar
Bairrada // Mealhada  

Programa de Animação do Luso promete um verão pleno de atividades

animação luso

O programa “Luso 3050 – No verão, o Luso é uma animação” volta a animar a vila termal durante os meses de verão. O objetivo passa por enriquecer a oferta local aos turistas, com uma programação abrangente e diversificada, direcionada às famílias. O programa foi apresentado na passada sexta-feira.
A começar pela música – do folclore ao jazz – passando pelo teatro, dos fantoches à recriação da Batalha do Buçaco, cinema ao ar livre, feiras e mercadinhos, atividades de novo circo e oficinas de saúde e bem-estar abertas à população, visitas guiadas pelo património histórico, ambiental e cultural e um sunset artístico. Estas são algumas das atividades que vão preencher os fins de semana de verão no Luso, entre o centro da vila, o mercado e o lago.
O programa, apoiado pela Câmara da Mealhada, com cerca de 63.500 euros, é dinamizado localmente por um conjunto de associações e pela Junta de freguesia, destinado a enriquecer o destino turístico e termal do Luso. “O Luso tem vindo a ser cada vez mais procurado e queremos que as famílias que procuram este destino tenham uma oferta complementar à que já existe. Que cheguem à noite e tenham um espetáculo diferente”, sublinhou Rui Marqueiro, presidente do Município, na apresentação da iniciativa.
“Mais do que um calendário de eventos, temos um projeto turístico que abarca as áreas da cultura, bem-estar e saúde, para pais e filhos, para toda a família, já que o Luso é um destino turístico de famílias”, referiu Inês Seabra, responsável da programação, em nome da AquaCristalina – Associação para o Desenvolvimento Cultural, Turístico e Económico da Vila do Luso, a entidade que produz os espetáculos.
A Junta de Freguesia de Luso, também parceira neste programa, sublinha, pela voz de Carlos Rodrigues, “os encantos” que há para descobrir na vila, lembrando que o Luso vive do turismo e deve, por isso, atrair e fixar cada vez mais turistas, combinando a sua animação com a programação artística desenvolvida pela Fundação Mata do Buçaco.