Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

Caminhar 5km na Alameda da cidade para ajudar bombeiros a comprar ambulância

caminhada_solidária

O valor angariado na 2.ª Caminhada Noturna Solidária de Oliveira do Bairro, que se vai realizar no dia 17 de setembro, será entregue à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Bairro e será destinado a um fundo dedicado à aquisição de uma ambulância de socorro.
Em 2015, a primeira edição da Caminhada contou com 1.100 inscritos e angariou o valor de 3.366,87 euros, ultrapassando todas as expetativas da organização, números que se esperam superar este ano. De recordar que a inscrição nesta atividade implica a entrega direta de, no mínimo, 2 euros por pessoa aos Bombeiros de Oliveira do Bairro. Esse valor será entregue no dia da caminhada, aquando do levantamento do kit de participação, disponível entre as 9h30 e as 20h, junto à Biblioteca Municipal, na Avenida Dr. Abílio Pereira Pinto.
A Caminhada Noturna Solidária de Oliveira do Bairro, que vai integrar, mais uma vez, o Dia Europeu Sem Carros, no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, que se vai realizar no concelho entre 16 e 22 de setembro, contará com algumas novidades e surpresas face ao ano anterior, das quais se destaca a presença de um Trio Elétrico, que vai conduzir a caminhada, incentivando e dando música e ritmo a todos os participantes.
Concentração. A concentração e aquecimento dos participantes, a quem será oferecida uma t-shirt alusiva ao evento (entre outros brindes), está marcada para as 20h, junto à Biblioteca Municipal de Oliveira do Bairro. O percurso desta edição, que voltará a ser de 5 Km e passará pelo Quartel dos Bombeiros de Oliveira do Bairro, culmina no Parque dos Pinheiros Mansos, onde nesse fim de semana estará a decorrer a Festa da Juventude 2016, com a presença de um DJ que promete manter a animação dos participantes.
As inscrições para participar na Caminhada Solidária Noturna, que terminam no dia 16 de setembro às 15h, são obrigatórias e devem ser feitas online – diretamente – ou a partir da página do evento criada na rede social facebook, que se pode aceder diretamente a partir da notícia no site da Câmara Municipal, ou ainda através do e-mail caminhadasolidaria@cm-olb.pt, indicando o nome e n.º de telemóvel/ nº CC/ email das pessoas a inscrever. A participação implica um donativo mínimo de dois euros, valor que será entregue, no final da caminhada, aos Bombeiros de Oliveira do Bairro.
No mesmo dia e ainda no âmbito do Dia Europeu Sem Carros e da Semana Europeia da Mobilidade, que tem este ano como tema central “Mobilidade inteligente. Economia forte”, a Avenida Dr. Abílio Pereira Pinto (que encerrará ao trânsito), em Oliveira do Bairro, voltará a receber, durante todo o dia, uma grande diversidade de atividades desportivas lúdicas e pedagógicas, de estímulo à utilização de transportes não poluentes. Para utilização e fruição da comunidade, dos mais novos aos mais velhos, estarão bicicletas, patins, trotinetes, skates, carros a pedais, carrinhos de rolamentos e elétricos, etc., para além de uma exposição interativa de bicicletas e de veículos movidos a energias alternativas, massagens, uma ação médico-social, com avaliação da tensão arterial, índice de massa corporal, glicemia, etc., e ainda insufláveis e muita animação de rua.

Mobilidade. A 15.ª edição da Semana Europeia da Mobilidade (SEM), que integra o 17.º Dia Europeu sem Carros, realiza-se anualmente entre os dias 16 e 22 de setembro e faz parte do calendário de eventos e atividades não só do concelho de Oliveira do Bairro, mas também de muitas cidades e vilas de toda a Europa e também já de outros continentes. Em Portugal, que participa na iniciativa europeia desde a primeira hora, tem-se vindo a gerar um grande movimento de adesão, não só por parte do público, como através de um número crescente de parceiros que colaboram ativamente com as autarquias envolvidas.