lamballe_intercambio

O Concelho de Oliveira do Bairro volta a receber um grupo de alunos da cidade francesa de Lamballe, entre 6 e 12 de novembro, em mais uma edição do já habitual intercâmbio escolar, que se realiza desde 1998 no âmbito da geminação entre as duas cidades. Este ano, o intercâmbio vai ser alargado, pela primeira vez, a colaboradores dos dois municípios, com a realização do primeiro intercâmbio entre técnicos municipais.
O grupo oriundo de Lamballe contará com 46 elementos, na sua maioria alunos, que serão acompanhados por professores e elementos do comité de geminação francês. Os alunos de Lamballe, que frequentam o equivalente ao 3.º Ciclo português, vêm do Collège Sacré-Coeur e do Collège Gustave Téry, sendo acolhidos, respetivamente, por famílias de alunos, do mesmo grau de ensino, da EB Dr. Fernando Peixinho (Oiã), e da EB Dr. Acácio Azevedo (Oliveira do Bairro).

Programa. O Município de Oliveira do Bairro preparou para os jovens franceses um programa de atividades bastante diversificado, que passará por visitas a vários pontos do concelho mas também a cidades como Porto, Aveiro e Coimbra, onde terão oportunidade de conhecer alguns dos pontos de maior interesse cultural. A par destas visitas, os alunos de Lamballe serão integrados nas turmas dos seus colegas de Oiã e Oliveira do Bairro, desenvolvendo em conjunto de atividades ligadas ao teatro, dança, música e vídeo, cujos resultados serão depois apresentados num espetáculo que vai decorrer no Auditório de Oiã.

Técnicos municipais. A geminação entre Oliveira do Bairro e Lamballe vai também estender-se aos colaboradores dos dois municípios, com a realização do primeiro intercâmbio entre técnicos municipais, que vai decorrer entre 6 a 10 de novembro. Desta forma, três técnicos da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, das áreas do Planeamento, Manutenção e Resíduos Sólidos e Urbanos, e um elemento do Comité de Geminação bairradino vão deslocar-se a Lamballe para um encontro de trabalho e de troca de experiências com os seus congéneres franceses.