Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

Técnicos da Câmara em Lamballe para troca de experiências com os seus congéneres

lamballe_camara

Três técnicos da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, das áreas do Planeamento, Manutenção e Resíduos Sólidos e Urbanos, e um elemento do Comité de Geminação bairradino estiveram na cidade francesa de Lamballe, entre 6 e 10 de novembro, para um encontro de trabalho e de troca de experiências com os seus congéneres gauleses, no âmbito da geminação entre as duas cidades.
Do preenchido programa de trabalho, constaram reuniões com responsáveis do município de Lamballe, nomeadamente com o vereador e com o responsável pelos serviços de urbanismo e com o diretor do serviço da gestão de resíduos, para além de visitas aos serviços técnicos locais de limpeza urbana e manutenção de espaços verdes, ao Centro de Triagem de Ploufragan, a uma exposição sobre o Programa Local de Prevenção de Resíduos, ao Ecocentro de Bréhand e a uma zona protegida da Rede Natura 2000.

Iniciativa. Os técnicos de Oliveira do Bairro puderam constatar “in loco” a forma como são geridas as áreas do Planeamento, Manutenção e Resíduos Sólidos e Urbanos, num intercâmbio que resultou numa experiência profissional, cultural, social e humana. De salientar ainda o acompanhamento dado à comitiva oliveirense pelo presidente da Câmara de Lamballe, Loic Cauret, pelo vereador da Cultura e Relações Internacionais, Thierry Gauvrit, bem como pelos elementos do comité de geminação francês, que foram inexcedíveis no apoio concedido.
Esta foi a primeira iniciativa do género, envolvendo colaboradores municipais no âmbito da geminação, e em 2017 serão os técnicos de Lamballe a visitar Oliveira do Bairro, numa estratégia que visa promover a troca de conhecimento e experiências, com vista a melhorar os serviços das duas autarquias, e reforçar a parceria existente entre os dois Municípios.
Dinâmica. A ligação entre Oliveira do Bairro e Lamballe tem sido de uma dinâmica ímpar, pelo empenho de ambas as autarquias e respetivos comités de geminação, proporcionando intercâmbios bastante enriquecedores, que têm passado por várias áreas. Para além das atividades culturais, que têm sido realizadas ao longo dos anos através das associações de ambos os concelhos, como a participação francesa na Expobairrada e a presença portuguesa na Feira de Natal de Lamballe, também os mais jovens têm sido privilegiados na construção de uma ligação forte e solidária entre as duas comunidades.

História. Desde 1998, ano da assinatura do protocolo de Geminação, que alunos do concelho de Oliveira do Bairro visitam Lamballe e recebem em suas casas os seus congéneres franceses, num intercâmbio escolar que tem marcado não só a ligação entre as duas comunidades mas sobretudo todos aqueles que passaram por esta inesquecível experiência, que muitos não hesitam em repetir.
Ainda este mês, entre 6 e 12 novembro, um grupo de alunos do 3.º ciclo de escolas de Lamballe esteve em Oliveira do Bairro, tendo oportunidade de realizar várias atividades com os seus colegas portugueses, para além de visitarem os principais pontos de interesse do concelho e da região (ver pág. 26).
A comunidade de Lamballe pertence à região da Bretanha e ao departamento de Côtes-d’Armor.