Assinar
Anadia

Anadia: Loja do Cidadão é uma mais valia para o concelho

 

A Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Marques, a Secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa, Graça Fonseca e o Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Fernando Rocha Andrade presidiram, na última sexta-feira, dia 9 de dezembro, à inauguração da Loja do Cidadão, localizada no Edifício de Serviços de Proximidade, no centro da cidade de Anadia.
Um investimento que ultrapassou os 350 mil euros e que coloca à disposição dos munícipes uma Loja do Cidadão num espaço moderno e agradável, com grande luminosidade e conforto, disponibilizando ainda um parque de estacionamento coberto. Na ocasião, foi igualmente inaugurado o primeiro Espaço Cidadão, também integrado nesta Loja, e que será um atendimento de proximidade prestado aos munícipes, estando prevista, segundo revelou no local a edil anadiense, Teresa Cardoso, a criação de mais cinco Espaços Cidadão nas freguesias de Vila Nova de Monsarros, Sangalhos, Avelãs de Cima, Vilarinho do Bairro e Amoreira da Gândara.

Duplicar a rede até final do mandato. Durante a visita às novas instalações, Graça Fonseca, secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa, avançou que até ao final do ano vão abrir mais duas Lojas do Cidadão, que vão integrar uma rede de 45 lojas existentes no país, estando o Governo comprometido, ao longo deste mandato, a duplicar a rede atualmente existente.
Uma rede que se traduz em cerca de 10 milhões de atendimentos por ano, o que significa que as Lojas do Cidadão “continuam a ser um serviço de proximidade, que permitem dar um atendimento às pessoas nas mais variadas áreas, de forma mais cómoda”, sublinhou.
Em Anadia, Graça Fonseca elogiou não só as instalações, mas também o facto de num mesmo edifício serem disponibilizados aos cidadãos serviços públicos, mas também uma entidade privada, a ACIB – Associação Comercial e Industrial da Bairrada de apoio às empresas e empreendedorismo.
“Estarem aqui todos juntos, num único local, permite também uma maior colaboração”, referiu ainda a governante, salientando que a Loja do Cidadão tem essa mais valia, “de permitir que os trabalhadores públicos também possam colaborar entre si e prestar um melhor serviço.” Por isso, destacou como estas Lojas do Cidadão são um projeto de sucesso e que se manteve inalterado ao longo de 16 anos e em vários governos.

Cidadãos devem agora ser exigentes na qualidade. Na ocasião, também a Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Marques, destacou que esta é uma loja para os munícipes, que a devem sentir como sua: “pois foi paga com dinheiros dos vossos impostos”, sendo este um bom exemplo de como os impostos podem ser bem aplicados, num processo de cooperação entre a administração central e a local, de forma a melhorar e modernizar um serviço público, tornando-o com mais qualidade, mas ao mesmo tempo reduzindo custos ao Estado.
Um espaço à disposição dos cidadãos que “devem ser exigentes na qualidade do serviço prestado, tanto apresentando reclamações como deixando sugestões ou elogios”, já que a seu ver, “isso ajuda-nos a melhorar a vossa Loja do Cidadão.”
E dirigindo-se em concreto para os funcionários, apelou a que assegurem um serviço de qualidade: “esta loja é também vossa e será uma boa Loja do Cidadão se todos se esforçarem por isso, todos os dias.”
Em Anadia, a ministra avançou que o Governo está a desenvolver uma nova administração pública em que a administração central colabora com a administração local para dar serviços de maior qualidade e mais próximos dos cidadãos.

Investimento exclusivo do município. Num dia particularmente feliz por se assinalar 12 anos da elevação de Anadia a cidade, a edil Teresa Cardoso destacaria o facto de em mais de uma década, Anadia ter reforçado as suas infraestruturas básicas e os seus equipamentos, desde a ação social, à cultura, passando pelo desporto, atividade física, educação, lazer, saúde e turismo.
Relativamente aos novos cinco Espaços Cidadão a criar nas freguesias, explicou ao vasto auditório que o município assumiu a instalação dos equipamentos e conta com a disponibilização dos restantes meios por parte das diversas juntas de freguesia. “Contamos poder colocar estes cinco espaços em funcionamento no início do próximo ano, aproximando-nos ainda mais dos cidadãos e apoiando, em particular, os que não dominam as tecnologias”, sublinhou.
Paralelamente, realçaria ainda que “o empreendedorismo, o desenvolvimento económico e a requalificação urbana trouxeram a modernidade e contribuíram para que se conquistassem outros patamares na qualidade de vida e bem-estar.”
Já em matéria de novas tecnologias, a autarca Teresa Cardoso revelou os vários projetos que permitiram levar a internet a todas as juntas de freguesia, aos equipamentos sociais, e aos equipamentos e espaços públicos, com wireless disponível através da rede pública. E ainda que novas tecnologias sejam cada vez mais importantes, destacou que os serviços públicos feitos presencialmente continuam a desempenhar um papel fundamental.
A terminar, recordou que a abertura deste espaço resulta de um complexo processo, que envolveu várias entidades, com diferentes programas e vontades, num investimento que até hoje dependeu em exclusivo do Município.
Na ocasião, lamentaria ainda não ter o concelho, em matéria de acessibilidades a tão necessária ligação próxima e direta à autoestrada, reivindicada há já duas décadas, o que torna mais moroso e difícil o acesso daqueles que, em trabalho ou em lazer, se deslocam a Anadia.
Catarina Cerca