Assinar


Oliveira do Bairro

Assembleia recomenda que Câmara apoie a criação de um gabinete de apoio à amamentação

amamentar

A Assembleia Municipal de Oliveira do Bairro aprovou por unanimidade a proposta de recomendação para a criação de um gabinete, onde possam ser feitas reuniões abertas a todas as mulheres interessadas na arte de amamentação.
A proposta da responsabilidade da deputada do CDS/PP, Patrícia Lemos, pretende que nessas reuniões possam ser abordados temas como as vantagens da amamentação para a mãe e para o bebé; a chegada do bebé, a família e o bebé amamentado; a arte de amamentar e evitar dificuldades e nutrição e desmame.
É ainda objetivo que “as reuniões sejam conversas informais acompanhadas pelas ditas moderadoras, nas quais as mães podem partilhar não só as suas dúvidas e preocupações como, também, os benefícios e as alegrias da amamentação”. Assim como, conhecer outras mulheres que amamentam pode ajudar e ser animador”.
Patrícia Lemos relembrou os deputados que “a Organização Mundial de Saúde recomenda o aleitamento materno em exclusivo do bebé até aos seis meses de idade e paralelo à diversificação alimentar até pelo menos aos 2 anos de idade”. Contudo, “apesar de tal recomendação, a taxa de sucesso de amamentação no nosso país está muito aquém do desejado”.
A deputada defende que “é urgente esclarecer que não há leite fraco. Não há peitos incompetentes nem preguiçosos”. “É urgente esclarecer que um bebé recém-nascido até aos 6 meses tem necessidade de cerca de 550 calorias diárias e que 100 gramas de leite materno garantem o fornecimento de 70 calorias, sem mencionar todos os nutrientes, anticorpos e agentes de proteção necessários à criança”, reforçou Patrícia Lemos.

Rede de contactos. A autarca diz que “é objetivo criar uma rede de suporte, de contactos, de afeto e informação às nossas mães. É aqui que podemos dizer às nossas munícipes e dos concelhos vizinhos que Oliveira do Bairro se importa e está preparado para ajudar”, acrescentando que “a La Leche League Portugal – A La Leche League é considerada uma das mais importantes autoridades mundiais no que diz respeito à amamentação e está presente em mais de 50 países – está disponível para ser nossa parceira”.
Acrescente-se que própria autora da proposta de recomendação, Patrícia Lemos, será parte ativa do processo, estando, neste momento, a fazer formação e certificação junto da La Leche League, como forma de estar habilitada a moderar os encontros.