Assinar
Águeda

Águeda: Festa do Leitão decorre até domingo

A 26.ª Festa do Leitão da Bairrada foi inaugurada esta quarta-feira, dia 4, com a presença do Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos. O certame. organizado pela Associação Comercial de Águeda (ACOAG), está de portas abertas até domingo.

Para além do ministro, também o presidente da ACOAG, Bruno Almeida, o Diretor Regional Adjunto da Agricultura e Pescas do Centro, Sidónio Santos, e o presidente da Câmara de Águeda, Jorge Almeida marcaram presença no ato inaugural, que decorreu no salão nobre da Câmara.

Após os discursos da cerimónia inaugural, foi apresentada uma nova iguaria aguedense – o Pastel de Leitão –  pela mão de Daniela Batalha, seguindo-se o habitual cortejo até ao recinto com as tradicionais visitas às tasquinhas.

A presente edição da festa do leitão conta com algumas novidades, desde logo uma tenda reservada à degustação de espumantes, com um horário próprio para cada dia. Além disso, tem entrada gratuita para menores de 14 anos (inclusive) e uma área infantil, vigiada, com insufláveis e jogos para os mais novos. Inclui também demonstrações de estátuas vivas, vários showcookings, e presença diária de DJs.

Quim Barreiros abriu a primeira noite do evento que contará, até domingo, com concertos de Ricardo Ribeiro, Emanuel, Aurea e Tiago Bettencourt, naquele que é o festival que celebra o casamento entre o leitão da bairrada com o espumante da região.