Paredes do Bairro vai estar em festa durante três dias, já que este ano se assinalam os 500 anos da atribuição de foral a esta localidade. Foi a 20 de dezembro de 1519 que D. Manuel  I atribuiu o foral a Paredes do Bairro.
O programa é vasto e vai contar, segundo a autarca Ema Paula Pato, com vários momentos altos, aguardando a autarquia que, ao longo dos três dias, muitas centenas de visitantes passem pelo recinto.
As comemorações vão decorrer entre 20 e 22 de setembro próximo, e toda a comemoração vai estar centrada na Rua Dr. António Marques de Carvalho (estrada do Polo Escolar).
Um evento que tem estado a ser organizado há vários meses e que, segundo a autarca, “faz todo o sentido”, uma vez que este terá sido um dos últimos forais atribuídos, não deixando de destacar a adesão das coletividades locais.
O evento vai contar com a participação de várias associações e coletividades da UF (Associação Desportiva de Paredes do Bairro, Associação Ligeirinhos do Asfalto, Centro Social, Cultural e Recreativo de Paredes do Bairro, Grupo Folclórico e Cultural de Paredes do Bairro, Casa do Povo de Amoreira da Gândara, Os teimosos – Motards D’Ancas), responsáveis pelas barraquinhas onde vai ser possível aos visitantes almoçar e jantar, mas também petiscar e beber os néctares da região.
“Esta é uma forma de também as ajudarmos, já que todo o lucro que realizarem reverte a seu favor”, diz Ema Paula Pato, que  aplaude o esforço das coletividades presentes: “serão três dias de muito trabalho”, mas que acredita venham a ser muito gratificantes.
Com organização da Junta de Freguesia da UF de Amoreira da Gândara, Paredes do Bairro e Ancas, esta comemoração terá produção/recriação histórica a cargo do Grupo Bombarda e o apoio da Câmara Municipal de Anadia.

Ler mais na edição impressa ou digital