Assinar
Bairrada // Vagos  

Câmara de Vagos coloca funcionárias nas escolas para evitar encerramentos

As escolas do concelho de Vagos podiam não ter, neste momento, condições para estar abertas, por falta de assistentes operacionais. Das 46 alocadas pelo Ministério da Educação para o Agrupamento de Escolas de Vagos, nove estão de baixa.
O presidente da Câmara Municipal de Vagos denunciou a situação na passada quinta-feira, dia de reunião de executivo pública. Silvério Regalado afirmou que, “se não fossem as 29 auxiliares que a Câmara tem nas escolas, todas estariam neste momento encerradas”. Este investimento “é unicamente suportado pelo Município, mas entendemos que os alunos e a comunidade escolar merecem que o façamos”, acrescentou o autarca de Vagos. Considerando a situação “gravíssima”, Silvério Regalado disse estar a aguardar “que o Ministério da Educação dê seguimento às nossas preocupações”.
O presidente da Câmara exemplificou com a escola de 1.º ciclo da Quintã, “que ontem só abriu porque houve apoio da Associação de Pais”. Mas “isto multiplicou-se pelas várias escolas do concelho”. Silvério Regalado teme que a situação se agrave, “quando as assistentes a trabalhar neste momento ficarem sobrecarregadas de trabalho e começarem também a acusar problemas de saúde”.

Leia a notícia completa na próxima edição do Jornal da Bairrada (24/10/2019)