Assinar
Região

Legislativas: Sondagem coloca PS a vencer em Aveiro e perto dos 40% no país

O Partido Socialista, com uma projeção global de 38,8 por cento das intenções de voto no país, e com a possibilidade de eleger 7 dos 16 deputados pelo Círculo de Aveiro, será o vencedor das próximas legislativas. Os resultados são de um estudo de opinião efetuado pela Eurosondagem para vários órgãos de comunicação, entre os quais o Jornal da Bairrada, com o patrocínio da Associação Mutualista Montepio.

Segundo aquele estudo, o PS consegue mesmo eleger os 7 deputados por Aveiro, embora o PSD possa também atingir aquele número, uma vez que se situa nesse intervalo entre 6 e 7 deputados.

A terceira força política mais votada, de acordo com os inquiridos neste estudo, é o Bloco de Esquerda, que a nível nacional chega aos 8,4 por cento, podendo eleger 1 ou 2 deputados pelo círculo eleitoral de Aveiro. O CDS, enquanto quarta força partidária no distrito de Aveiro elegerá, neste círculo, um deputado.

Olhando para as eleições de 2015, em Aveiro, PSD e CDS tinham conseguido, em coligação, 10 mandatos, o PS 5 e o BE elegeu 1.

Em Coimbra, esta sondagem aponta 5 deputados para o PS, 3 para o PSD e um para o BE.

A nível nacional, de acordo com este estudo, registe-se a diferença de 25 pontos percentuais entre Esquerda e Direita.

Contas feitas, a nível nacional, o PS pode chegar aos 117 deputados (mínimo de 109), enquanto que o PSD poderá ter entre 68 e 76 deputados. O Bloco de Esquerda terá entre 17 e 19 deputados, a CDU entre 13 e 14 lugares no Parlamento, enquanto que o CDS disputará entre 6 e 8 deputados. O PAN poderá ter entre 5 e 6 deputados, estando aberta a possibilidade de 0 a 2 deputados para outros partidos.  

Confira todos os quadros de resultados deste estudo.

Ficha técnica

Estudo de Opinião efetuado pela Eurosondagem para o jornal O SOL, Porto Canal, Diário de Notícias da Madeira, Diário Insular dos Açores, Açoreano Oriental, Aurora de Lima, Gazeta das Caldas, Jornal da Bairrada, Linha de Elvas, Postal do Algarve, Reconquista, Região de Leiria, O Setubalense e Voz de Trás dos Montes, com o patrocínio da Associação Mutualista Montepio, de 25 de Setembro a 1 de Outubro de 2019. Entrevistas telefónicas, realizadas por entrevistadores selecionados e supervisionados, para telemóveis e telefones da rede fixa. O Universo é a população com 18 anos ou mais, residente em Portugal Continental e Regiões Autónomas. Foram efetuadas 2319 tentativas de entrevistas e, destas, 248 (10,7%) não aceitaram colaborar no Estudo de Opinião. O erro máximo da Amostra é de 2,15%, para um grau de probabilidade de 95,0%. Um exemplar deste Estudo de Opinião está depositado na Entidade Reguladora para a Comunicação Social.