O Município de Águeda esteve presente na reunião de encerramento do Projeto Europeu “We Bike Together”, que decorreu em Monterenzio, Itália, no passado mês de outubro.

O projeto “We Bike Together – Training and trail mapping in Europe”, ao qual pertence o município aguedense, entre outras entidades europeias,  teve a duração de dois anos e pretende promover atividades de voluntariado no desporto, a inclusão social, a igualdade de oportunidades e a consciencialização da importância da atividade física para uma melhor qualidade de vida, aumentando assim a participação e o igual acesso para todos ao desporto.

Terminado o projeto, foi o momento para o lançamento do website oficial do mesmo, que pode ser acedido em: http://www.webiketogether.eu/pt/. Esta página reúne informação sobre o projeto, o seu objetivo, as entidades associadas, classificação de trails, etc..

Neste mesmo endereço, podemos também encontrar o programa Bike Angels, que consiste numa plataforma onde os ciclistas com deficiência podem encontrar voluntários treinados que os acompanharão em passeios off-road. Neste âmbito, quatro técnicos da autarquia aguedense tiveram a possibilidade de receber formação sobre como acompanhar e auxiliar pessoas com deficiência a percorrer os trilhos cicláveis em segurança.

Decorrente desta formação, o Município de Águeda irá dar início a um programa de voluntariado local que tem como propósito transmitir esta mesma formação a cidadãos que pretendam eles também tornarem-se Bike Angels.
De mencionar também que em Águeda é possível encontrar cinco percursos completamente preparados para serem percorridos em bicicleta adaptada.