Assinar
Oliveira do Bairro

Bustos: Morreu o professor catedrático Milton Costa

Faleceu esta quarta-feira, dia 8 de janeiro, o professor catedrático da Universidade de Coimbra, Milton Costa, de Bustos, confirmou o JB junto de amigos próximos deste ilustre bustoense.

Milton Costa, figura proeminente da ciência e muito querido em Bustos e no concelho de Oliveira do Bairro, morreu de doença súbita aos 71 anos de idade.

O professor catedrático fez o seu percurso académico nos EUA, onde estavam emigrados os seus pais. Mas um dia voltou às origens, onde foi professor, primeiro de Zoologia, depois de Microbiologia, do Departamento de Bioquímica, da Universidade de Coimbra.

Figura bem conhecida da maioria dos microbiólogos nacionais e internacionais, Milton Costa presidiu à Sociedade Portuguesa de Microbiologia (SPM) entre 1996 e 2002 e à Federation of European Microbiology Societies (FEMS) entre 2007 e 2010 e foi o primeiro português a presidir à comissão mundial responsável pela descrição e classificação de bactérias – Comissão Internacional Sistemática de Procariotas – que reúne duas centenas de cientistas de todo o mundo.

O professor bustoense presidiu à Comissão Científica Internacional do Instituto de Microbiologia Stephan Angeloff, associado ao Instituto Pasteur, em Sófia (Bulgária), e integrou expedições internacionais dirigidas à busca de novos micróbios.

Em fevereiro de 2016 foi distinguido com o Prémio Carreira Nicolau van Uden da Sociedade Portuguesa de Microbiologia, pela sua contribuição neste campo. Em maio, esteve na Polónia, para receber o prémio Universitatis Lodziensis Amico, pela Universidade de Lodz.

Em agosto de 2016 foi agraciado com o Prémio Carreira na II Gala de Mérito do Concelho de Oliveira do Bairro, organizada pelo Jornal da Bairrada e Câmara Municipal.