Assinar
Moita // Vinhos  

Caves São Domingos em ação de “desfolha” na vinha

As Caves São Domingos levaram a cabo no sábado, dia 11 de julho, mais uma ação de campo, desta feita com a realização da “desfolha” na vinha da Rosinha, uma das propriedades que fazem parte dos cerca de 100 hectares de vinha que a empresa possui ou arrenda na Bairrada.

A iniciativa, que envolveu cerca de 20 pessoas, entre clientes, distribuidores e colaboradores, foi realizada com o cumprimento de todas as condições de segurança, de modo a que os trabalhos pudessem ser cumpridos sem quaisquer riscos para os presentes.
A desfolha consiste no retirar das folhas, usualmente ao nível abaixo dos cachos, de modo a aumentar o arejamento e a exposição ao sol, permitindo a melhoria da coloração e maturação dos bagos em boas condições sanitárias.
Foi uma atividade que atraiu também os mais jovens, permitindo-lhes o contacto com a natureza tão necessário após estes últimos meses de confinamento.

Tour e provas
No final da ação de campo, as Caves São Domingos ainda proporcionaram um tour pela Bairrada, com passagem pela Quinta de São Lourenço, uma propriedade secular com vinha, de onde são colhidas as uvas para a elaboração dos vinhos e espumantes “single estate” com a designação Quinta de São Lourenço, tendo havido ainda oportunidade para uma breve passagem pelas vinhas da Pedreira de Vilarinho.
A iniciativa terminou em Ferreiros, nas instalações do Solar de São Domingos, onde decorreu o almoço convívio e mostra dos vinhos Lopo de Freitas, tinto e branco, tendo este último da sua edição de 2018 sido apresentado em estreia, bem como dos espumantes Extra Reserva, Elpídio Cuvée e Elpídio 80, este último lançado aquando da celebração dos 80 anos destas caves de Ferreiros.

Ler mais na edição impressa ou digital